Madeira

Carnaval 2023 ‘Madeira Alegria e Folia’ com investimento de 450 mil euros

Programação da Direcção Regional de Turismo “bastante alargada” com destaque para o público infantil

Programação do Carnaval deste ano foi apresentada no Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s
Programação do Carnaval deste ano foi apresentada no Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, Foto MP

Mais de 4.600 pessoas deverão estar envolvidas na festividade de Carnaval este ano

O Carnaval 2023, sob o tema 'Madeira Alegria e Folia', conta com um extenso programa de actividades a decorrer no centro da cidade do Funchal entre os dias 15 e 26 de Fevereiro. 

Com o investimento de 450 mil euros, da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direcção Regional do Turismo, a festividade deverá envolver cerca de 4.660 pessoas.

O secretario regional de Turismo, Eduardo Jesus, apresentou esta quinta-feira, 2 de Fevereiro, no Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, a programação "bastante alargada" do Carnaval deste ano, que terá grande destaque para o público infantil. 

A Placa Central da Avenida Arriaga será palco de grande dinamização. Serão instaladas as casinhas de Carnaval, com oferta de gastronomia típica regional e uma passarelle, onde desfilar 11 trupes, o local será palco de um total de 22 actuações com repertório típico da festividade. 

O Largo da Restauração será palco, a 18, 20, 22 e 26 de Fevereiro, de oficinas de Carnaval sobre as iguarias e os produtos madeirenses característicos da época. 

Conforme noticiou o DIÁRIO na edição impressa de 22 de Janeiro, o típico cortejo de Carnaval realiza-se a 18 de Fevereiro e contará com 12 trupes. 

Grandes momentos do Carnaval 2023

17 de Fevereiro:

10h30 - Carnaval das Crianças, onde cerca de 1.000 pequenos foliões provenientes de diversas escolas da Região exibem os seus disfarces de Carnaval; 

14h30 - Carnaval Solidário, em que desfilam cerca de 500 elementos de 12 associações da Região;

18 de Fevereiro:

20 horas - Cortejo Alegórico de Carnaval desde a rotunda Harvey Foster até à Praça da Autonomia, com a participação de cerca de 1.500 foliões;

De 20 a 25 de Fevereiro:

20 e 21 horas - Carnaval das Avenidas com o desfile de 11 das 12 trupes que participaram no cortejo;

21 de Fevereiro: 

16 horas - Cortejo Trapalhão desde a rotunda Harvey Foster até à Praça da Autonomia, em que o público em geral pode participar a partir de inscrição nas classes de adulto (individual ou grupo), criança (individual ou grupo), rei trapalhão e travesti. Os melhores disfarces serão premiados.