Madeira

GR investe 80 mil euros em estação móvel de monitorização da qualidade do ar

Região Autónoma da Madeira "tem o melhor índice de qualidade do ar", disse secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas

None

A Região Autónoma da Madeira passou a contar com uma estação de medição da qualidade do ar, um investimento realizado pelo Governo Regional orçado em 80 mil euros.

A secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, visitou hoje esta estação móvel, que se encontra de momento no Porto Novo, mas que tem por objectivo percorrer todos os municípios da Região.

Na Madeira existe uma rede de monitorização da qualidade do ar que é composta por três estações fixas e uma móvel, que é esta agora. É uma estação mais pequena, compacta e que pode circular com facilidade pela ilha toda”. Susana Prada, secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas,.

Na ocasião, Susana Prada contou que a qualidade do ar da Região é “muito boa” e que as condições insulares e atlânticas do vento permitem à cidade do Funchal ficar em 3.º lugar na Europa.

A cidade do Funchal em termos de qualidade de ar é a 3.ª cidade da Europa. Em termos de comparação, Lisboa está em 100.º lugar. Susana Prada, secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas,.

“Este investimento mostra o empenho do Governo Regional na monitorização dos parâmetros com vista a garantir a melhor qualidade do ambiente na Região”, referiu a governante.

"A Madeira, numa avaliação de 15 parâmetros ambientais, é a zona do país que tem o índice de qualidade ambiental mais elevado”, assevera.