Mundo

Vários países alertam para risco de atentados na Turquia após queima do Alcorão

None

Vários países, incluindo os Estados Unidos, alertaram os seus cidadãos residentes na Turquia para o risco de um ataque em Istambul como represália pela queima de exemplares do Alcorão em cidades europeias por grupos de extrema-direita, foi hoje divulgado.

França, Alemanha, Reino Unido e os Países Baixos também emitiram o mesmo alerta.

O consulado alemão em Istambul anunciou que vai encerrar hoje "por questões de segurança", seguindo uma medida idêntica já adotada pelos Países Baixos e pelo Reino Unido.

Segundo a agência oficial turca Anadolu, a polícia da Turquia reforçou as medidas de segurança à volta consulado alemão.

As embaixadas dos Estados Unidos, França, Alemanha, Países Baixos e Reino Unido emitiram, há quatro dias, um alerta de alto risco terrorista na Turquia, especialmente em Istambul, pedindo aos seus cidadãos que se mantenham longe de lugares muito frequentados, incluindo os locais religiosos, e que sejam prudentes.

Os Estados Unidos foram o primeiro país a emitir o alerta, argumentando que, "depois das recentes queimas do [livro sagrado muçulmano] Alcorão na Europa, tinha de avisar os seus cidadãos para possíveis ataques retaliatórios de terroristas em locais de culto na Turquia".

Nos últimos dias, grupos de extrema-direita de países como a Suécia, a Dinamarca e os Países Baixos queimaram publicamente ou vandalizaram cópias do Alcorão.

A comunidade arménia também alertou os seus membros para a chegada à Turquia de terroristas do grupo 'jihadista' Estado Islâmico e recomendou o cancelamento de atos das congregações religiosas durante os próximos três meses, além de pedir a todos para "tomarem precauções".