DNOTICIAS.PT
Madeira

Iluminação interactiva é uma das novidades das Festas de Natal na Madeira

Conheça os eventos em agenda neste 27 de Novembro, Dia Mundial do Fado

Foto Miguel Espada/Aspress
Foto Miguel Espada/Aspress

A Secretaria Regional de Turismo apresenta hoje, pelas 15h00, no Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's o programa das Festas de Natal e Fim do ano 2023. Os eventos seguem a linha de anos anteriores, mas com algumas novidades, sobretudo a nível da iluminação das ruas do Funchal.

As 1,6 milhões de lâmpadas vão acender-se na próxima sexta-feira (1 de Dezembro) e o sistema assenta cada vez mais na tecnologia interactiva. Por exemplo, nalguns pontos as lâmpadas serão accionadas pela passagem das pessoas e haverá ‘photospots’. Teremos ainda o recurso à realidade aumentada, accionada por aplicação de telemóvel, com apresentação de figuras natalícias animadas, sincronizada com música.

O programa vai manter várias das atracções de anos anteriores. As actividades terão lugar sobretudo na Placa Central da Avenida Arriaga, com o ‘Mercadinho de Natal’ e as suas casinhas com produtos típicos da Madeira. O Largo da Restauração volta a receber a ‘Aldeia Etnográfica’, que inclui um presépio. A poucas dezenas de metros, mais próximo da Sé, será criado um outro presépio com figuras de grande dimensão.

Voltaremos a ter concertos de vários artistas e grupos musicais, assim como de bandas filarmónicas, além das actuações de grupos de folclore. Já agendado para 26 de Dezembro, no Centro de Congressos, está agendado o espectáculo natalício ‘Romantic Winter Wonderland’, preparado pela Associação Cultural e Artística Imperatriz Sissy, com participação dos cantores madeirenses Vânia Fernandes, Cláudia Sousa, Maria Ferreira, Paulo Soares, João Camacho e do tenor Alberto Sousa. O programa inclui um reportório com temas bem conhecidos do mundo dos musicais, como “The Greatest Showman”, “Evita” e “White Christmas”, operetas como “Dein Ist Mein Ganzes Herz”, e ainda temas do mundo icónico da Disney, como “A Bela e o Monstro”. Não faltarão, como é já hábito, os temas natalícios, dos mais clássicos aos mais recentes. Este espetáculo terá ainda a participação especial do corpo de bailarinos das escolas “Prestige Dance Club” e “Funchal Dance School”, com coreografias a cargo dos professores Oksana Kerekesh, Vladimir Kerekesh, Mariana Menezes e Vanessa Fernandes.

O ponto alto das festas é o espectáculo pirotécnico que dá as boas vindas ao Ano Novo de 2024. O fogo de artifício terá a duração de 8 minutos e está a cargo da empresa Macedos Pirotecnia.

EVENTOS EM AGENDA NO DIA DE HOJE:

10h00 - 15.º aniversário da Universidade Sénior de Machico, com missa na Igreja Paroquial do Piquinho

10h00       Conferência de imprensa do JPP com a deputada Patrícia Spínola, junto ao Centro de Desenvolvimento da Criança (Centro de Saúde de Santo António)

10h45 - O comandante da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras da GNR, major-general Ludovico Bolas, será recebido em audiência pelo representante da República, Ireneu Barreto, no Palácio de São Lourenço

11h00 - Apresentação da 5.ª edição da Maxirace Madeira, prova de trail running internacional, no salão nobre da Câmara Municipal de São Vicente

11h30 – O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, recebe, em audiência, o comandante da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras da GNR, major-general Ludovico Bolas

14h00 - Conferência do PAN intitulada "E se fosse um homem?", no âmbito da comemoração do Dia Internacional Pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, na Assembleia Legislativa da Madeira.

14h30 - Seminário 'O caminho que põe o fim à SIDA', promovido pela Comissão Regional de Luta Contra a SIDA - Sala do Senado da Universidade da Madeira, no Campus da Penteada

14h30 – O secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, visita o primeiro posto de carregamento ultra-rápido de veículos eléctricos na Madeira, na Empresa de Electricidade da Madeira

15h00 - Seminário 'Combate ao Desperdício Alimentar – Rumo à Sustentabilidade’, com a secretária regional da Agricultura, Rafaela Fernandes, no auditório do Castanheiro Boutique Hotel

15h30/17h00 - III conferência organizada pela Secção Regional da Madeira da Associação Fiscal Portuguesa, subordinada ao tema ‘Região Autónoma da Madeira e Competitividade Fiscal’.

16h00 - Cerimónia de entrega de prémios aos projectos vencedores da 2.ª edição do Orçamento Participativo da Ordem dos Enfermeiros, no auditório da Biblioteca do Hospital Dr. Nélio Mendonça. O secretário regional da Saúde deverá marcar presença.

16h00 - Entrega do Prémio da Qualidade das bordadeiras de casa da Madeira e do Prémio de Valorização do Artesanato, na sede do IVBAM. Está prevista a presença do presidente do Governo.

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DESTA DATA NA HISTÓRIA

1199 - D. Sancho I, conhecido como "Sancho, O Povoador" funda a cidade da Guarda

1492 - Cristóvão Colombo chega a Cuba.

1701 - Nasce o astrónomo sueco Anders Celsius, criador da escala de temperatura em graus centígrados (Celsius).

1895 - É lavrado, num notário de Paris, o testamento de Alfredo Nobel, que instituiu os prémios com o seu nome. A primeira edição decorrerá em 1901.

1919 - Mahatma Gandhi lança a campanha nacionalista na Índia.

1940 - II Guerra Mundial. A Alemanha anexa a província francesa de Lorena.

1955 - Morre, aos 65 anos, o compositor e musicólogo Luís de Freitas Branco, autor de "Vathek" e "Paraísos Artificiais".

1961 - É criado o Comité de Descolonização da ONU, que tem, entre os seus principais "dossiers", a política colonialista do Governo de Salazar, a escalada da guerra em Angola e a iminência de conflito em Moçambique e na Guiné-Bissau.

1974 - É publicado o regime constitucional provisório de Angola - Lei n.º 11/74.

1975 - Controlada a sublevação militar do dia 25, o general Ramalho Eanes é nomeado Chefe de Estado-Maior do Exército. Os generais Carlos Fabião e Otelo Saraiva de Carvalho são destituídos, respetivamente, de Chefe de Estado-Maior do Exército e do Comando Operacional do Continente.

- O VI Governo provisório devolve a Rádio Renascença à Igreja Católica.

1986 - O conselho de ministros do Governo de Aníbal Cavaco Silva decide extinguir o papel selado, introduzido em Portugal em 24 de dezembro de 1660 e abolido já por duas vezes: em abril de 1668 e janeiro de 1804.

- O Governo extingue, pela segunda vez, a Agência Noticiosa Portuguesa (ANOP), prevendo a criação da LUSA, que entrará em funcionamento em janeiro de 1987.

1990 - John Major é eleito líder do Partido Conservador britânico.

1991 - A escritora portuguesa Natália Correia recebe a Ordem da Liberdade.

1992 - Publica-se, pela última vez, o semanário "O Jornal", fundado em 1975 por um grupo de 14 jornalistas. Com uma tiragem superior a 80 mil exemplares, no início dos anos 80, chegou a ser o mais lido no país. No seu lugar viria a surgir a revista Visão.

1994 - Morre, com 82 anos, o maestro e compositor português Fernando Lopes Graça, um dos mais importantes nomes da música portuguesa do século XX.

1999 - Os Unionistas do Ulster aprovam a formação de um Governo de coligação com os Católicos.

2000 - A Jugoslávia é reincorporada na Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, após oito anos de ausência.

2002 - O ex-líder da milícia pró-integracionista timorense, Eurico Guterres, é condenado, em Jacarta, a dez anos de prisão por abusos de direitos humanos cometidos em Timor-Leste em 1999.

2003 - Sentença do caso Moderna. José Braga Gonçalves, condenado a 10 anos e seis meses de prisão pelos crimes de administração danosa, corrupção activa, falsificação de documentos e apropriação ilegítima.

2004 - XVII Congresso do PCP. O Comité Central é eleito pela primeira vez por voto secreto.

- O Parlamento da Ucrânia declara inválida a votação na segunda volta das presidenciais.

- Domingos Oliveira e Paulo Pereira, de Moreira de Cónegos, são os primeiros contemplados portugueses do primeiro prémio do Euromilhões. Recebem 44 milhões de Euros.

2006 - Rafael Correa, 43 anos, candidato nacionalista de esquerda anti-norte-americano, vence a segunda volta das eleições presidenciais no Equador.

- A Índia realiza com êxito o primeiro teste de defesa antimíssil.

2008 - O Tribunal de Westminster ordena a extradição, para Portugal, do antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo.

2009 - O Parlamento aprova o adiamento por um ano do Código Contributivo da Segurança Social e a suspensão do Pagamento Especial por Conta. A passagem das propostas da oposição constitui o primeiro revés político do Governo de José Sócrates.

2011 - A Unesco anuncia que o Fado é Património Imaterial da Humanidade.

2012 - A Assembleia da República aprova o Orçamento do Estado para 2013, com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS-PP, à excepção do deputado centrista madeirense Rui Barreto, que votou contra.

- Os ministros das Finanças da zona euro e o Fundo Monetário Internacional alcançam um acordo sobre a redução da dívida grega, que abre a porta ao desbloqueamento da ajuda financeira à Grécia.

- Início dos motins em Siliana (sudoeste de Tunes), Tunísia, que se prolongam até 1 de dezembro e causam 300 feridos. Greves e manifestações, por vezes violentas, afetam a indústria, os serviços públicos, os transportes e o comércio.

2013 - O Senado italiano decide retirar o lugar de senador ao ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, depois de ter sido condenado a quatro anos de prisão por fraude fiscal.

2014 - Greve geral e manifestações dos setores público e privado em Atenas e Salónica, as principais cidades gregas, contra a continuação da austeridade na Grécia.

- O cante alentejano, canto coletivo, sem instrumentos e que junta música e poesia, é classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

- Morre, aos 88 anos, Sousa Veloso, engenheiro agrónomo apresentador do programa TV Rural, que durante três décadas deu notícias na RTP sobre a agricultura em Portugal.

- Morre, com 94 anos, a escritora britânica Phyllis Dorothy James, conhecida como P.D. James, uma das mais reconhecidas autoras de ficção policial do século XX.

2015 - O parlamento aprova o fim dos exames do 4.º ano de escolaridade, com os votos favoráveis do PS, do PCP, do Bloco de Esquerda, do PEV e do PAN.

2016 - A Argentina conquista, pela primeira vez na história, a Taça Davis em ténis, ao derrotar, em Zagreb, a Croácia, por 3-2, graças ao triunfo de Federico Delbonis sobre Ivo Karlovic no último encontro da final.

- O alemão Nico Rosberg (Mercedes) conquista pela primeira vez o título do Mundial de Fórmula 1, ao concluir o Grande Prémio de Abu Dhabi na segunda posição, atrás do britânico e companheiro de equipa Lewis Hamilton.

- Morre, com 90 anos, Mark Evgenievich Taimanov, russo considerado um dos melhores jogadores de xadrez entre 1950 e 1970 e uma das maiores figuras da história da modalidade.

2017 - O Orçamento do Estado para 2018 é aprovado na Assembleia da República, com os votos a favor do PS, BE, PCP, PEV e PAN e contra do PSD e do CDS-PP.

- A Direção-Geral da Saúde declara o fim do surto de 'legionella' no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, que provocou pelo menos 56 casos de infeção, cinco dos quais mortais.

2019 - O Parlamento Europeu aprova, em Estrasburgo, o colégio da nova Comissão Europeia liderado por Ursula Von der Leyen, que inicia funções no dia 01 de dezembro.

- A pena imposta contra o antigo Presidente brasileiro, Lula da Silva, num processo da operação Lava Jato, é aumentada de 12 anos e 11 meses de prisão para cerca de 17 anos de cadeia.

2021 - O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, conquista pela segunda vez consecutiva a Taça Libertadores de futebol, ao bater na final o Flamengo, por 2-1, após prolongamento.

- Morre, com 61 anos, Almudena Grandes, escritora espanhola, vencedora do Prémio Nacional de Ficção em 2018.

- Morre, aos 90 anos, Francisco Leonel Rodrigues Lobo, militante do PCP, primeiro presidente eleito da Câmara de Setúbal após a revolução de Abril, entre 1979 e 1985.

Passam tragicamente na vida os que não encontram satisfação na mentira burguesa das convenções sociais Luís de Freitas Branco (1890-1955), compositor português