DNOTICIAS.PT
Madeira

'Eurodeputad@s por um dia' reforça cidadania europeia com sala cheia

None

A ‘Sala Azul’ do Centro de Congressos da Madeira acolhe, hoje, o Concurso ‘Eurodeputad@s por um dia’, que junta 250 alunos que responderam ao desafio lançado pela eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar. A social-democrata sublinha “o exemplo da vivacidade e do interesse da juventude em ser uma voz activa e colaborante no reforço da cidadania europeia”.

Na cerimónia de abertura do evento, também o Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, felicitou a ousadia dos mais jovens que integram o concurso e que, no fundo, contrariam a opinião de que a juventude tem pouca participação cívica. O governante fez questão de sublinhar a importância das novas gerações terem o seu espaço de afirmação e emancipação e deixou claro que esta moldura humana deriva do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nas Escolas da Região mas, também, do papel, do empenho e da dedicação que os professores têm vindo a assumir, também nesta área da sensibilização ambiental, junto dos seus alunos, reforçando, ainda, a importância das instituições europeias e, neste caso, do Parlamento Europeu.

Já o coordenador do urope Direct Madeira, Marco Teles, fez questão de reiterar a importância da aproximação dos mais jovens à Europa e sublinhou o facto desta iniciativa surgir numa altura em que se avizinham, no próximo ano, Eleições Europeias, nas quais alguns destes jovens já poderão exercer o seu direito de voto, sendo também por isso crucial terem uma experiência mais activa e esclarecedora sobre como funciona o Parlamento Europeu.

Os trabalhos de simulação plenária serão presididos por José Manuel Rodrigues, presidente da Assembleia Legislativa da Madeira. Na abertura do evento, sublinhou a importância destas iniciativas para a aproximar a União Europeia e, em particular, o Parlamento Europeu, dos mais jovens, congratulando-se com a moldura humana conseguida e deixando claro que compete a todos e, em especial, aos mais jovens, contribuir para uma Europa mais verde e para reforçar o trabalho que, em matéria ambiental, tem vindo a ser desenvolvido.

Miguel Albuquerque e Cláudia Monteiro de Aguiar encerrarão os trabalhos, numa cerimónia a decorrer pelas 12 horas, em que serão apresentados os vencedores do concurso, sendo que o prémio para as duas melhores equipas será uma viagem a Bruxelas, precisamente para visitar o Parlamento Europeu.