DNOTICIAS.PT
Madeira

250 jovens serão eurodeputados no dia em que 'A Terra Treme' nas escolas da Região

Tome nota da agenda para esta terça-feira, 14 de Novembro

None

Cerca de 250 alunos das escolas secundárias da Região vão participar esta terça-feira, 14 de Novembro, no Centro de Congressos da Madeira (Sala Azul), no concurso ‘Eurodeputad@s por um dia’, organizado pela eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar, juntamente com o Europe Direct Madeira e com a colaboração da Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia.

‘Eurodeputad@s por um dia’ contou com 250 alunos

Cerca de 250 alunos das escolas secundárias da Região vão participar esta terça-feira, 14 de Novembro, no Centro de Congressos da Madeira (Sala Azul), no concurso ‘Eurodeputad@s por um dia’, organizado pela eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar, juntamente com o Europe Direct Madeira e com a colaboração da Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia.

A sessão de abertura, prevista para as 9 horas, contará com as intervenções de Marco Teles, coordenador do Europe Direct Madeira e do secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, cabendo ao presidente da Assembleia Legislativa Regional, José Manuel Rodrigues, presidir aos trabalhos de simulação da sessão plenária.

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque e a eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar encerrarão os trabalhos, pelas 12h10, numa cerimónia que culmina com a apresentação dos vencedores do concurso, sendo que o prémio para as duas melhores equipas será uma viagem a Bruxelas, precisamente para visitar o Parlamento Europeu.

Na parte da tarde, a partir das 15 horas, terá no parlamento madeirense a Conferência dos Representantes dos Partidos. Nesta reunião, presidida por José Manuel Rodrigues participam os vice-presidentes da Assembleia Legislativa da Madeira, os líderes parlamentares do PSD, do PS, do JPP, do Chega e do CDS-PP, e os deputados únicos do PCP, do IL, do PAN e do BE.

Esta terça-feira é também o dia em que irá realizar-se, nas escolas da Região, um exercício de simulacro de sismo, intitulado 'A Terra Treme'. O exercício, promovido à escala nacional pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), vai iniciar-se às 11h14 e um total de 15.660 alunos de vários níveis de ensino.

'A Terra Treme' em 80 escolas da Região

Simulacro vai decorrer amanhã às 11h14

Saiba que outras iniciativas estão agendadas para hoje na Madeira:

11h00 O Grupo Parlamentar do Partido Socialista promove uma conferência de imprensa esta terça-feira, junto à Assembleia Legislativa da Madeira. A iniciativa terá como porta-voz o líder parlamentar, Victor Freitas.

11h30 O PCP realiza, o lançamento da campanha intitulada “É hora e mudar de política”, junto ao Centro Comercial La Vie, no Funchal.

14h30- Cerimónia de outorga dos Termos de Aceitação dos Apoios Municipais Alavancar e Abrir Funchal – 3.ª Fase, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A cerimónia contará com a presença do presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, e da vice-presidente Cristina Pedra.

16h45 O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, estará presente na cerimónia de entrega de Diplomas de Mérito da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, no âmbito da comemoração do 45.º aniversário desta instituição.

18h30 A Comissão Política do PSD/Madeira reúne-se, na sede regional do Partido, sita à Rua dos Netos, no Funchal.

CULTURA

19h00 Esta terça-feira, será apresentado, junto ao edifício que foi sede da PIDE na Madeira (na Rua da Carreira, n. 155, no Funchal), o roteiro por lugares simbólicos da história da luta na contra o Estado Novo na Região.

Galeria Anjos Teixeira apresenta 'Roteiros de Liberdade'

Esta terça-feira, 14 de Novembro, às 19 horas, junto ao edifício que foi sede da PIDE na Madeira será apresentado o roteiro por lugares simbólicos da história da luta na Madeira contra o Estado Novo. Esta é uma iniciativa da Galeria Anjos Teixeira.

19h30 O Aleste Associação Cultural, com o apoio da Câmara Municipal do Funchal, irá inaugurar o Sistema de Som, no Estúdio de Criação Artística do Funchal, no Largo do Corpo Santo, nº18, com a presença do presidente da CMF, Pedro Calado.

EFEMÉRIDES

Principais acontecimentos registados no dia 14 de Novembro, Dia Mundial da Diabetes, Dia Internacional contra o Tráfico Ilícito de Bens Culturais:

1831 - Morre, com 61 anos, o filósofo alemão, Georg Wilhelm Friedrich Hegel, Friedrich Hegel, autor de "Fenomelogia do Espírito" e "Princípios da Filosofia do Direito".

1838 -- Morre, aos 52 anos, José Ferreira Borges, jurisconsulto, economista e político, autor do primeiro Código Comercial português.

1839 - Nasce, no Porto, médico e escritor português Júlio Dinis, pseudónimo de Joaquim Guilherme Gomes Coelho, autor de "As Pupilas do Senhor Reitor" e "Uma Família Inglesa".

1851 - É lançado o romance de Hermann Melville "Moby Dick".

1890 - Assinatura do acordo anglo-português sobre o Zambeze, garantindo aos ingleses o controlo da região.

1913 - Regina Quintanilha é a primeira mulher a advogar um processo no Tribunal da Boa-Hora, em Lisboa, sob a presidência do juiz Miguel Horta e Costa, barão de Santa Comba Dão. Primeira procuradora judicial, primeira notária e primeira conservadora do registo predial.

1922 - Começa o serviço de rádio da BBC.

1935 - O Presidente norte-americano, Franklin D. Roosevelt, proclama as Filipinas uma comunidade no âmbito dos EUA, assegurando-lhes a independência em 1946.

1940 - II Guerra Mundial. Bombardeiros alemães, de Hitler, destroem quase por completo a cidade inglesa de Coventry.

1946 - Morre, na Argentina, onde se encontrava exilado, o compositor espanhol Manuel de Falla, nome da Geração de 1927, autor de "Noite nos Jardins de Espanha", aos 69 anos.

1961 - Portugal abandona a reunião da IV Comissão da ONU, quando a organização decide ouvir dirigentes do Movimento de Libertação da Guiné e Cabo Verde.

- Partem para Angola os primeiros fuzileiros portugueses.

1974 - É constituído o Tribunal Russell, na Suécia, para os crimes de guerra no Vietname.

1984 - O Caixa - Banco de Investimento estabelece-se em Portugal, como filial portuguesa do Manufacturers Hanover Trust Company, tornando-se o primeiro banco estrangeiro a ser autorizado a iniciar atividade, no seguimento da liberalização do sector bancário em fevereiro de 1984.

1990 - Os deputados comunistas José Magalhães e Jorge de Lemos abandonam o PCP.

1994 - Levantamento popular em Díli, contra a ocupação indonésia de Timor Leste, causa 57 feridos e mais de 70 prisões.

- É lançada a Companhia ferroviária Eurostar, que atravessa o túnel do Canal da Mancha.

1995 - O vaivém norte-americano Atlantis acoplou hoje, pela segunda vez na história da conquista do espaço, com a estação orbital russa MIR.

1997 - Pela primeira vez na história de Marrocos, a população elege, por sufrágio direto e universal, 325 deputados para a Câmara Baixa do Parlamento. 5 de Dezembro eleições.

2002 - Primeiros sinais de derrame do petroleiro Prestige, que apontam para a perda de 3000 toneladas de fuel óleo. Um rebocador espanhol afasta o petroleiro para águas internacionais.

2003 - Ataque a jornalistas portugueses no Iraque, na estrada para Bassorá.

- O Tribunal Criminal da Boa Hora de Lisboa determina a repetição do julgamento de João Vale e Azevedo, no caso Euroárea.

- É inaugurado, em Taiwan, o maior arranha-céus do mundo com 508 metros de altura.

2004 - Pedro Santana Lopes é eleito presidente do PSD, com 86% dos votos, no Congresso do partido em Barcelos.

- O líder palestiniano Mahmoud Abbas, candidato à sucessão de Yasser Arafat, escapa ileso a um atentado a tiro, em Gaza.

2005 -- É anunciada a distribuição gratuita da "pílula do dia seguinte" nos centros de saúde e nos hospitais a partir de Dezembro, no âmbito de uma lista de contracetivos aprovada pelo Ministério da Saúde.

- O Governo francês aprova um projeto-lei que prolonga por três meses o estado de emergência, para responder a crise de violência urbana no país.

2006 - A África do sul torna-se o primeiro país do continente africano a permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo, depois de a proposta ter sido aprovada no parlamento.

- Morre, aos 76 anos, Fernando Augusto Santos Martins, antigo ministro da Indústria e antigo presidente da TAP.

2007 - Cientistas britânicos da British Columbia Cancer Agency, em Vancouver, Canada, descobrem uma forma de produzir uma vacina contra o cancro a partir das células cancerígenas do paciente e que poderá ser usada para tratar o seu próprio tumor.

- O Parlamento europeu anuncia a dissolução do grupo de extrema-direita Identidade, Tradição e Soberania (IDS), dez meses depois de ser criado, na sequência de uma disputa italo-romena sobre ciganos.

- Uma sepultura romana com cerca de dois mil anos é descoberta num largo situado no centro de Faro quando se procediam a obras de requalificação urbana

2008 - Milhares de estudantes do ensino básico e secundário manifestam-se em vários pontos do país contra o regime de faltas, em protestos convocados por SMS, levando pais, Governo e PS a falar de instrumentalização dos alunos.

2009 - Casamento homossexual. Um tribunal de Buenos Aires abre caminho aos casamentos entre pessoas do mesmo sexo, na capital argentina, ao autorizar a primeira aliança entre dois homens, pela primeira vez na América Latina, a maior região católica do mundo.

2010 - O anúncio da criação de um fundo de mil milhões de dólares (730 milhões de euros) para desenvolver as relações entre a China e os países lusófonos figura como a principal novidade da 3.ª Conferência Ministerial do Fórum Macau.

2012 - Greve geral promovida pela CGTP em protesto contra o agravamento das políticas de austeridade e em defesa de políticas alternativas que favoreçam o crescimento económico.

- A Polícia de Segurança Pública carrega sobre manifestantes em frente à Assembleia da República. Dos confrontos resultam várias dezenas de feridos -- polícias e manifestantes -- e algumas detenções.

2013 - A Irlanda anuncia que vai sair do programa de assistência financeira em dezembro sem necessidade de um programa cautelar.

- O Eurogrupo dá luz verde a uma saída de Espanha do resgate à banca, que termina em janeiro, sem qualquer ajuda adicional, após 18 meses de programa de assistência.

- O Supremo Tribunal Federal brasileiro decide pela prisão imediata dos réus do "mensalão" que já possuem condenações definitivas, entre eles o ex-ministro José Dirceu.

- O Governo aprova uma resolução que cria a Instituição Financeira de Desenvolvimento, que deverá estar em funcionamento no final do primeiro semestre de 2014.

2014 - O futebolista internacional português Cristiano Ronaldo torna-se o melhor marcador da história dos Europeus de futebol, a solo, ao marcar o 23.º golo, à Arménia, no Estádio Algarve.

- Morre, aos 73 anos, Afonso Van-Dúnem "Mbinda", nacionalista angolano conhecido pela participação na luta anticolonial.

- Alberto Madruga da Costa, antigo presidente do Governo dos Açores, morre aos 74 anos.

2015 - Morre, com 78 anos, José César Paulouro das Neves, antigo embaixador de Portugal em Moçambique, Madrid, Paris e Roma.

2016 -- Morre, aos 80 anos, Miguel Veiga, advogado, fundador do PSD.

2017 - A Ordem dos Médicos dá parecer favorável ao primeiro pedido de gestação de substituição em Portugal, o de uma avó que está disposta a gerar um filho da sua filha, que retirou o útero por razões clínicas.

2019 - O Conselho de Ministros aprova o aumento do salário mínimo para 635 euros a partir de janeiro de 2020.

2020 - O filme "Um fio de baba escarlate", do realizador português Carlos Conceição, é distinguido com o prémio Revelação no Festival de Cinema Europeu de Sevilha.

- O português Ivo Oliveira sagra-se campeão europeu de perseguição individual dos Europeus de ciclismo de pista, depois de vencer na final o italiano Jonathan Milan.

- Morre, aos 83 anos, Bertie Auld, antigo futebolista inglês, pelo Celtic Glasgow conquistou a Taça dos Campeões Europeus em 1967.

- Morre, com 91 anos, Isabel Pardal Monteiro, uma das fundadoras da primeira associação portuguesa para apoio a pessoas com autismo.

PENSAMENTO DO DIA

A poesia está guardada nas palavras - é tudo o que eu sei Manoel de Barros (1916), poeta brasileiro

Este é o tricentésimo décimo oitavo dia do ano. Faltam 47 dias para o termo de 2023.