DNOTICIAS.PT
Madeira

'A Terra Treme' em 80 escolas da Região

Simulacro vai decorrer amanhã às 11h14

None
Foto arquivo

Esta terça-feira, 14 de Novembro, às 11h14, vai realizar-se nas escolas da Região Autónoma da Madeira um exercício de simulacro de sismo, intitulado 'A Terra Treme'. 

A iniciativa, promovida à escala nacional pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), pretende alertar para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que podem salvar vidas, que os vidadãos devem adoptar nessa situação particular de risco. 

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE) e o Serviço Regional de Proteção Civil, no âmbito do seu projecto de parceria intitulado 'Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos', dinamizam esta iniciativa a nível regional. Ainda neste contexto, foi realizado um vídeo pedagógico das medidas de autoprotecção que se devem adoptar nesta situação de risco. O vídeo foi realizado pela Associação Insular de Geografia, também parceira no projecto, com a colaboração da SRE. 

Serão 80 escolas da Região, tanto públicas como privadas, envolvendo um total de 15.660 alunos de vários níveis de ensino. "Serão treinados os comportamentos para uma possível situação de sismo, nomeadamente os três gestos necessários no caso de se encontrarem dentro de um edifício: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR. O exercício terá a duração de 1 minuto", refere nota enviada pela SRE.

Na preparação deste exercício, os alunos foram ainda alertados que, numa situação de sismo, caso estejam no exterior, não deverão entrar em edifícios, mas sim procurar um local amplo, seguro, sem risco de queda de estruturas. Depois do último abalo sísmico na Região​, este exercício reveste-se de uma importância acrescida, estando os participantes mais sensíveis e motivados para a sua execução.

A actividade trabalha as questões de cidadania associadas aos riscos naturais e tecnológicos, assumindo os docentes, com o cargo de delegados de segurança, um papel fundamental na promoção de uma crescente cultura de segurança na comunidade escolar.