DNOTICIAS.PT
Madeira

Festival da Natureza arranca hoje na Madeira

Ainda na agenda desta terça-feira: Congresso de Arte Contemporânea dedicado a Lourdes Castro

Evento promove leque diversificado de actividades desportivas nas serras, vales e mares madeirenses de 3 a 5 de Outubro

O Festival da Natureza começa já hoje na Madeira e no Porto Santo e prolonga-se até ao próximo domingo. 

Apesar de constituir um dos mais recentes eventos do calendário de animação turística na Madeira, este festival já se estabeleceu como um dos eventos mais dinâmicos, para quem procura conjugar aventura e beleza natural.

A Natureza é um dos pilares para o desenvolvimento da Madeira no âmbito da Estratégia Regional para o Turismo em vigor, tendo em conta as características naturais únicas do arquipélago que, nos últimos anos, têm cativado cada vez mais visitantes, desportistas profissionais ou amadores, e cada vez mais eventos ligados ao mar e à montanha.

Conforme noticiou o DIÁRIO, em Agosto último, a Madeira está no top 10 dos Destinos de Natureza na Europa da plataforma Booking.com. 

Tendo isto em consideração, a Região tem, não só, reforçado a comunicação no âmbito do turismo activo e de natureza, mas também promove, anualmente - através da Secretaria de Turismo e Cultura, em conjunto com o Clube Naval do Seixal e a Retoiça – Associação Cultural, Desportiva e Recreativa - o Festival da Natureza.

Assim, de 3 a 5 de Outubro, o Festival da Natureza irá dinamizar um leque diversificado de actividades que permitem o contacto directo com o riquíssimo património natural madeirense. Quer esteja nas montanhas, no ar ou no mar as opções são muitas.

Para esta terça-feira, a experiência proposta é a 'Gaitada na Baixa', um apontamento musical de sensivelmente 15 minutos, concretizado por um executante de gaita de fole, ao pôr-do-sol, que tem como cenário o mítico rochedo a “Baixa” (Ponta do Sol).

A 'Gaitada na Baixa' é um projecto conjunto entre a Associação de Desportos e Natureza - Ponta do Sol (ADN Ponta do Sol) e Retoiça - Associação Cultural, Desportiva e Recreativa,  numa perspectiva de valorizar e potencializar o pôr-do-sol único da frente mar da vila da Ponta do Sol.

O evento inicia-se 10 minutos antes do pôr-do-sol (por volta 19:40) e é de acesso livre.

Gaitada na Baixa | retoica

A Gaitada na Baixa é um projeto conjunto entre a Associação de Desportos e Natureza - Ponta do Sol (ADN Ponta do Sol) e Retoiça - Associação Cultural, Desportiva e Recreativa, numa perspetiva de valorizar e potencializar o pôr-do-sol único da frente mar da vila da Ponta do Sol. Saber mais

Madeira Ocean Challenge 2023

O programa do Festival da Natureza inclui também o Madeira Ocean Challenge, que consiste em diversas actividades de canoagem realizadas em diferentes pontos da Madeira, a decorrer de 4 a 6 de Outubro.

A edição de 2023 deste evento desportivo, promovido pela Associação Regional de Canoagem, será apresentada, hoje, pelas 11 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal.

Mais informações sobre o evento, dirija-se aos Postos de Informação Turística no aeroporto à chegada ou na Avenida Arriaga no Funchal. Pode ainda consultar o site: festivaldanatureza.pt.

Festival da Natureza - Visit Madeira | Site oficial do Turismo da Madeira

Festival da Natureza - Uma entusiasmante aventura dedicada aos amantes do desporto na Natureza. Desafie os seus limites em contacto com a natureza.

CULTURA: Congresso de Arte Contemporânea evoca obra de Lourdes Castro

O MUDAS - Museu de Arte Contemporânea da Madeira, na Calheta, acolhe, a partir de hoje e até à próxima sexta-feira (dias 3, 4 e 6 de Outubro), o Congresso de Arte Contemporânea ‘In Memoriam: Lourdes Castro’, que evoca a vida e a obra desta artista maior do panorama da arte contemporânea portuguesa, nascida na Madeira e falecida no ano passado.

Lourdes Castro nasceu a 9 de Dezembro de 1930, no Funchal, que deixou aos 20 anos para estudar em Lisboa. Viveu em Munique, Berlim e Paris, mas em 1983 regressaria à Madeira, para residir em permanência no Caniço. Faleceu a 8 de Janeiro de 2022, aos 91 anos, no Hospital Dr. Nélio Mendonça.

A artista plástica deixa uma vasta obra, pautada pela dicotomia entre a luz e a sombra. É o caso de ‘O grande herbário de sombras’ (de 1972), que espelha também outra das suas grandes paixões: a natureza.

A nível internacional destacou-se como uma das fundadoras do grupo artístico e da revista ‘KWY’ (1958-1963), em França, em conjunto com René Bértholo e outros artistas, como Jan Voss, Christo Javacheff, Costa Pinheiro, Gonçalo Duarte, José Escada e João Vieira. Do seu percurso multifacetado sobressai também a colaboração com Manuel Zimbro, seu companheiro por mais de 30 anos.

Nas últimas décadas mereceu várias distinções. Em 2000, recebeu o Grande Prémio EDP Arte e, em 2004, foi reconhecida com o Prémio Celpa/Vieira da Silva - Artes Plásticas Consagração. Com Francisco Castro Rodrigues foi distinguida, na edição de 2010 dos prémios da Secção Portuguesa da Associação Internacional de Críticos de Arte. Em 2015, recebeu, na Capela do Rato, em Lisboa, o 'Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes', atribuído pela Igreja Católica para realçar uma figura com percurso de humanismo e experiência cristã.

Mais recentemente, a artista madeirense foi galardoada com a Medalha de Mérito Cultural em 2020 pelo “contributo incontestável” para a cultura portuguesa e, em 2021, foi condecorada pelo Presidente da República com as insígnias de Comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.

Está representada em colecções nacionais e estrangeiras, públicas e privadas, destacando-se as do Victoria and Albert Museum, em Londres, do Museu de Arte Contemporânea de Belgrado, da Fundação de Serralves e da Fundação Gulbenkian, que fizeram retrospectivas da sua obra, e a Colecção de Arte Contemporânea do Estado.

‘In Memoriam: Lourdes Castro’ é promovido pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura (SRTC) e conta com os contributos de alguns dos principais especialistas e teóricos em matéria de estudos em arte contemporânea, história, história de arte, filosofia e estética, nacionais e regionais, entre outros profissionais dedicados a estas áreas.

De salientar as participações de: Raquel Henriques da Silva, Paulo Pires do Vale, Delfim Sardo, Luís Crespo, Vera Fino, Tiago Monte Pegado, Catarina Mourão, Ana Filipa Candeias, Isabel Santa Clara, Rita Rodrigues, Carlos Valente, Helena Abreu, Paulo Olim, Guida Barreto, Martinho Mendes, Cecília Vieira de Freitas e Maurício Pestana Reis. A moderação estará a cargo de Ana Cristina Pereira.

Além de “promover o debate científico” e “incentivar o exercício de reflexão transversal a propósito dos domínios da arte contemporânea, através de uma leitura crítica, integrada e transdisciplinar sobre a contemporaneidade na obra de Lourdes Castro”, este simpósio pretende “dar a conhecer a diversidade estética e a profundidade teórica das dimensões técnicas exploradas por Lourdes Castro no seu processo de criação, potenciando mecanismos de análise e problematização teórica que acrescentem conhecimento sobre os processos em apreço, promovendo práticas artísticas que resultem de uma atenção crítica ao universo da cultura contemporânea”, assinala a organização.

Este congresso será uma homenagem à mulher, à artista, à personalidade da Cultura e será um momento inédito para que se cruzem ideias, se debatam temas que não se esgotam na obra física de Lourdes Castro e, sobretudo, para que se reflicta sobre o estado da cultura e da arte na Região, no País e no Mundo Eduardo Jesus

Na abertura do Congresso de Arte Contemporânea, pelas 18 horas de hoje, marcarão presença o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel,

Do programa fazem ainda parte dois concertos. O primeiro acontece, esta terça-feira, pelas 18h30, e será protagonizado pelo quarteto de cordas ‘Atlântico’, da Orquestra Clássica da Madeira, no âmbito da sessão solene de abertura dos trabalhos.

Um segundo momento musical marca o enceramento do congresso, no dia 6 de Outubro, a cargo dos Mano a Mano (André e Bruno Santos), ‘Trilogia das Sombras’, inspirado na obra de Lourdes Castro.

O congresso terá acesso gratuito ao público e as inscrições podem ser efectuadas através do telefone: 291 820 900, pelo e-mail: [email protected] ou directamente no link:

Congresso de Arte Contemporânea

IN MEMORIAM: Lourdes Castro (1930-2022)

Confira o programa completo do evento:

O Congresso de Arte Contemporânea ‘In Memoriam: Lourdes Castro’ acontece a par da exposição evocativa da sua obra e memória, ‘Como uma Ilha sobre o Mar: Lourdes Castro’, que o Museu de Arte Contemporânea da Madeira tem em cartaz.

A mostra tem curadoria de Márcia de Sousa, que se propôs traçar um panorama transversal sobre a vida e obra de Lourdes Castro, sinalizando alguns momentos que marcaram o seu percurso pessoal e profissional.

A exposição poderá ser visitada até 31 de Outubro.

Saiba que outras iniciativas estão agendadas para hoje na Madeira:

09h30 O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel, recebe em audiência, o comandante do Regimento de Guarnição n.º 3, o coronel João Bernardino.

10h20 O secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, preside à cerimónia de abertura da VII Reunião Científica e V Workshop Vacinas em Viajantes da Sociedade Portuguesa de Medicina do Viajante, no Pestana Casino Park Hotel - Funchal.

11h30 O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita a empresa Decoratlântico, no Entreposto da Cancela, no Caniço.

11h30 A CDU desenvolverá uma iniciativa política sobre "o problema do acesso a uma habitação digna", no Complexo Habitacional do Canto do Muro, na freguesia de Santa Maria Maior, no Funchal. A deputada municipal Herlanda Amado apresentará as conclusões à comunicação social sobre esta intervenção.

12h00 O Juntos pelo Povo (JPP) promove uma iniciativa na Assembleia Legislativa da Madeira, que terá como porta-voz Lina Pereira.

EFEMÉRIDES

Principais acontecimentos registados no dia 3 de Outubro:

1226 - Morre, aos 44 anos, São Francisco de Assis.

1863 - O Presidente norte-americano, Abraham Lincoln, estabelece o dia de Ação de Graças na última quinta-feira de novembro. 1901 - É publicado o Regulamento sobre Circulação de Automóveis, em que se reconhece os mais variados tipos de veículos que circulam nas estradas.

1910 - O neurocirurgião português nascido no Brasil, Miguel Bombarda, militante republicano, é assassinado por um doente mental no Hospital de Rilhafoles. Tinha 59 anos.

  1911 - Morre Carlota Beatriz Ângelo, a primeira mulher portuguesa a exercer o direito de voto nas eleições para a Assembleia Nacional Constituinte, a 28 de maio de 1911. Tinha 33 anos.

1929 - O reino Servo-Croata-Esloveno passa a designar-se Jugoslávia.

1933 - É criada a Federação Portuguesa de Patinagem, sob a presidência de Gaudêncio Costa. Mais tarde passa a designar-se Federação de Patinagem de Portugal (a 30 de abril de 2005).

1941 - II Guerra Mundial. O líder nazi alemão Adolfo Hitler anuncia a derrota da URSS.

1952 - O Reino Unido testa a primeira bomba atómica ao largo da costa da Austrália.

1954 - A Conferência de Londres da NATO autoriza a entrada da República Federal Alemã na organização.

1955 - Estreia-se, na televisão norte-americana ABC, o Clube do Rato Mickey, versão original do Clube Amigos Disney.

1976 - O Papa Paulo VI canoniza a beata portuguesa Beatriz da Silva, fundadora da Ordem da Imaculada Conceição. - O Partido Popular Democrata (PPD) passa a designar-se Partido Social-Democrata (PSD).

1980 - Uma bomba escondida no saco de uma motorizada explode em frente à sinagoga da rua Copérnico, em Paris, à hora das orações, e deixa quatro mortos e cerca de 20 feridos.

1981 - Os membros do IRA detidos na prisão de Maze, Irlanda do Norte, põem fim à greve de fome, depois de sete meses e da morte de dez prisioneiros.

1985 - É constituída a CONFAGRI, Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal.

- Primeiro voo do Atlantis, numa missão secreta às ordens do Pentágono...

1989 - O Presidente da República, Mário Soares, reclama a "responsabilidade internacional" sobre a questão de Timor-Leste, no Tribunal de Justiça da Haia...

1990 - Reunificação alemã. A República Federal Alemã e a Alemanha de Leste voltam a ser um só Estado, após 45 anos.

1991 - O Prémio Nobel da Literatura é atribuído à escritora sul-africana Nadine Gordimer.

- O governador do Arkansas Bill Clinton anuncia a candidatura às primárias do Partido Democrata para as Presidenciais nos EUA, em 1992.

1994 - Fernando Henrique Cardoso vence as eleições Presidenciais no Brasil.

1995 - O antigo jogador de futebol norte-americano O. J. Simpson é considerado inocente da morte da mulher e de um amigo, pelo júri do Tribunal Criminal de Los Angeles.

1996 - O Prémio Nobel da Literatura é atribuído à poetisa e crítica polaca Wislawa Szymborska.

2001 - O Rali de Portugal é excluído do calendário do Campeonato do Mundo da especialidade de 2002, pelo Conselho Mundial do Desporto Automóvel da Federação Internacional do Automóvel, em Genebra.

2002 - O Supremo Tribunal de Justiça absolve o ex-governador de Macau, Carlos Melancia, da acusação de corrupção passiva no chamado caso do "fax de Macau".

2003 - Morre o escritor e ilustrador norte-americano William Steig, criador de "Shrek". Tinha 95 anos.

2004 - XIV Congresso do PS. A lista de José Sócrates, para a Comissão Nacional, obtém 81,74% dos votos.

- É detido o líder da ETA Mikel Albisu Iriarte, na localidade francesa de Salis-de-Béarn, numa operação das polícias francesa e espanhola.

2005 - Começam a funcionar, em Portugal, as aulas de inglês no 1.º Ciclo.- União Europeia aprova início do processo de negociação para a adesão da Turquia.

- O Prémio Nobel da Medicina é atribuído aos australianos Barry J. Marshall e J. Robin Warren, pelas investigações na área da gastroenterologia.

2006 - O Prémio Nobel da Física é atribuído aos astrónomos norte-americanos John C. Mather e George F. Smoot.

- A Coreia do Norte anuncia a realização do primeiro teste nuclear.

2008 - O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, ordena o "encerramento compulsivo imediato" da Universidade Moderna, considerando que a instituição se encontra "em falência técnica".

- A maioria parlamentar do PS aprova na Assembleia da República a alteração à Lei das Armas. O novo regime jurídico das armas e suas munições determina, nomeadamente, a aplicabilidade da prisão preventiva a todos os crimes de detenção de arma proibida e de tráfico de armas e aos crimes cometidos com recurso a arma.

- O Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, promulga o plano de saneamento financeiro aprovado na Câmara dos Representantes, a maior intervenção governamental na economia norte-americana desde 1933.

- Morre, aos 78 anos, o escritor Dinis Machado, foi jornalista desportivo, crítico de cinema e dedicou-se também à banda desenhada. O seu maior êxito como escritor foi o romance "O Que Diz Molero", editado em 1977 e reeditado em 2007, no dia do seu 77.º aniversário, e já adaptado ao teatro.

2011 - O norte-americano Bruce Beutler, o luxemburguês Jules Hoffmann e o canadiano Ralph Steinman partilham o Prémio Nobel da Medicina.

2012 - O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, anuncia, em conferência de imprensa, que o Governo vai reduzir o número de escalões de IRS de 8 para 5, aumentando assim a taxa efetiva de IRS, e introduz ainda uma sobretaxa de 4 pontos percentuais sobre os rendimentos auferidos em 2013.

- O Governo apresenta as conclusões do oitavo e nono exame regular ao cumprimento do Programa de Assistência Económica e Financeira. A 'troika' dá nota positiva a Portugal.

- A maioria PSD/CDS-PP viabiliza, abstendo-se, o projeto de lei do PS para a redução da taxa do IRC para 12,5% para os primeiros 12.500 euros de lucros, apoiando as pequenas e médias empresas.

2013 - Morre, Bill Eppridge, norte-americano autor de uma imagem célebre para a revista Life do homicídio do senador Robert Kennedy. Tinha 75 anos.

- Morre, Sergei Belov, membro da equipa da União Soviética que se sagrou campeã olímpica de basquetebol em 1972. Aos 69 anos.

- A ilha italiana de Lampedusa salta para as páginas da imprensa mundial, quando 366 imigrantes que tentavam chegar à Europa morrem num naufrágio.

2014 - Morre, Paulo Martins, líder histórico e ex-deputado da UDP-Madeira. Com 61 anos.

2015 - Morre, aos 88 anos, José Vilhena, cartoonista, fundador das revistas "O Moralista" e "Gaiola Aberta".

2016 - Morre, Mário Wilson, antigo jogador treinador do Benfica, aos 86 anos.

2019 - Morre, aos 78 anos, Freitas do Amaral, fundador do CDS, ex-ministro e ex-presidente da Assembleia-Geral da ONU.

2020 - Morre, aos 76 anos, Avelino Rodrigues, histórico dirigente do PS/Açores, eleito deputado à Assembleia Legislativa dos Açores na II legislatura (1980-1984) e deputado à Assembleia da República.

2021 - A seleção portuguesa de futsal sagra-se pela primeira vez campeã mundial, ao vencer por 2-1 a Argentina, que detinha o título, na final do Campeonato do Mundo de 2021, disputada em Kaunas, na Lituânia.

- Morre João Rocha de Sousa, artista, professor universitário, crítico e escritor figura central na história do ensino artístico em Portugal no período pós 25 de Abril. Aos 83 anos.

- Morre Lars Vilks, caricaturista sueco, autor de uma caricatura do profeta Maomé num corpo de cão, em 2007, publicada após o caso das caricaturas do profeta publicadas na Dinamarca em 2005. Tinha 75 anos.

- Morre, com 78 anos, Bernard Tapie, ex-ministro, empresário e dirigente desportivo francês.

2022 - O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Dom José Ornelas, pede perdão às crianças vítimas de abusos sexuais por parte de padres da igreja católica e garante que os visados serão excluídos da igreja se forem condenados. - Os primeiros reservistas russos mobilizados por ordem do Presidente, Vladimir Putin, chegam à região de Lugansk, na Ucrânia, recentemente anexada, para proteger o território, maioritariamente dominado por Moscovo.

PENSAMENTO DO DIA

Um boletim de voto tem mais força do que um tiro de espingarda Abraham Lincoln, (1809-65) presidente norte-americano

Este é o ducentésimo septuagésimo sexto dia do ano. Faltam 89 dias para o termo de 2023.