Madeira

Machico entrega manuais nas escolas para promover projecto 'Piratas de Sonhos'

Iniciativa pedagógica visa fomentar o empreendedorismo em faixas etárias cada vez mais precoces

None Ver Galeria
Fotos Câmara Municipal de Machico

A vereadora com o pelouro da Educação, Mónica Vieira, procedeu ontem, dia 6 de Janeiro, à entrega de manuais em alguns estabelecimentos de ensino do concelho de Machico. Esta acção acontece no âmbito do projecto de pedagogia empreendedora 'Piratas de Sonhos, promovido pelo município e orientado pelo professor Jacinto Jardim, professor da Universidade Aberta. 

A EB1/PE e Creche Eng. Luís Santos Costa, a EB 1º Ciclo de Água de Pena e o Externato Quinta Sant’Ana foram os estabelecimentos que aderiram ao projecto.

"O objectivo principal da implementação do projecto 'Piratas de Sonhos', nos estabelecimentos do concelho, é desenvolver competências empreendedoras em faixas etárias cada vez mais precoces como premissa para o sucesso educativo", explica a autarquia em comunicado de imprensa, salientando que a esta iniciativa insere-se, num sentido mais lato, no projecto 'Educação para o Empreendedorismo e a Cidadania', que "pretende promover a cultura empreendedora particularmente junto das gerações mais jovens".

Este projecto inicia-se no ensino pré-escolar e desenrola-se ao longo de todo o ensino obrigatório, "trabalhando as 'soft skills' e as ferramentas que permitem a criação de produtos e serviços originais e de valor".

"Mais do que explicar o fenómeno, pretende ser um guia prático que orienta na libertação do potencial das crianças que frequentam o pré-escolar, sobretudo das de quatro e cinco anos de idade", complementa a mesma nota.