Madeira

Alunos da 'Francisco Franco' fazem petição à Assembleia da República

Em causa está a redução do número de exames nacionais a realizar

None

Os alunos do 10.º ano da turma 1 da Escola Secundária de Francisco Franco acabam de lançar uma petição pública contra a realização de quatro exames na candidatura à universidade, a entrar em vigor em 2024.

Os estudantes querem sensibilizar a Assembleia da República e o Governo da República a uma nova reflexão sobre o sistema de acesso ao ensino superior português e reconsiderar os benefícios de realizar apenas os exames exigidos pelos cursos a concorrer, como tem acontecido nos últimos anos.

Na petição 'on-line' os alunos afirmam que a “realização dos quatro exames, dois no 11.º ano e dois no 12.º ano, envolve muito trabalho, disponibilidade e empenho. Isto, no final de dois anos lectivos intensos, exigentes e desafiantes”.

Segundo os alunos, “esta grande pressão sobre os estudantes pode provocar certos problemas mentais tais como a ansiedade e depressão. Não é descabido realçar que as estatísticas mostram que a ansiedade e a depressão têm vindo a aumentar consideravelmente entre os alunos do secundário e da universidade”.

Os peticionários salientam ainda que “no sistema português os exames controlam o sistema educativo e minimizam o trabalho realizado durante três anos nas escolas secundárias. Ora, a solução não passa por dispensar os exames, mas sim realizar apenas os adequados às metas curriculares do curso que os educandos pretendem seguir”.