Desporto

Portosantense bem posicionado para regresso às competições nacionais

Em declarações à TSF Madeira, o administrador da SAD fala dos desafios que essa possível subida ao Campeonato de Portugal, cerca de 15 anos depois, poderá representar

None
Foto: Facebook Portosantense Futebol SAD

As ligações aéreas directas com o continente, nomeadamente com a cidade do Porto, são um dos problemas que Fernando Jorge Machado gostava de ver resolvidos, ao mesmo tempo que aborda as adaptações do complexo desportivo e os apoios financeiros do Governo Regional.

Depois de alguns anos com resultados menos bons, o Portosantense parece ter entrado numa ‘maré de sorte’. Neste momento, quando falta apenas uma jornada para concluir a primeira volta, a equipa treinada por João Silva é líder isolado da Divisão de Honra regional, depois de cinco vitórias consecutivas, somando 27 pontos. Logo abaixo, no segundo lugar, está o Câmara de Lobos.

A manter-se este desempenho, os ‘profetas’ estão em condições muito favoráveis de, cerca de 15 anos depois, regressarem às competições nacionais.

Em declarações à rádio TSF-Madeira, o administrador da SAD reforça que esse foi o objectivo proposto desde o início desta ‘luta’. “Não estamos cá com outro objectivo”, reconhece Fernando Jorge Machado, reforçando que o “objectivo é ganhar o campeonato e subir ao Campeonato de Portugal”.

Com essa subida em vista, o administrador reconhece que outros desafios se deverão começar a desenhar no futuro, desde logo no que toca às condições que essa participação irá exigir da parte da instituição. “Neste momento estamos a competir numa divisão regional, logicamente que no Campeonato de Portugal teremos de fazer ajustes”, nota, devendo o clube começar a trabalhar nessa realidade “em breve”.

Entre esses ajustes estará, por exemplo, o cumprimento do número mínimo de jogadores madeirenses na equipa, condição necessária para o acesso aos apoios concedidos pelo Governo Regional, nomeadamente através de contrato-programa. O acesso a essas verbas está reservado às equipas que participam nas competições nacionais, como será o caso, a manter-se o bom desempenho da equipa na segunda volta.

As condições do complexo desportivo do clube, nomeadamente do Estádio José Lino Pestana, foi outro dos aspectos a ter em conta por aquele responsável, que frisou a falta de condições actuais das instalações para ser devidamente licenciada, situação que conta seja ultrapassada brevemente. No seu ponto de vista, as intervenções necessárias para que isso seja uma realidade “não são nada de transcendente”, implicando “valores aceitáveis”.

Na conversa com o jornalista Rúben Santos, Fernando Jorge Machado mostrou alguma preocupação com o problema das ligações aéreas da ‘Ilha Dourada’ com o continente, aspecto que no passado já foi apontado como causador de constrangimentos para as participações das agremiações daquela ilha em competições no exterior.   

“Terá de ser criada aqui uma ligação, aliás um dos nossos objectivos é que haja uma pressão, principalmente, junto da TAP, para que possa fazer uma ligação directa ao Porto, pelo menos de 15 em 15 dias, para a equipa ir e vir, e também para as equipas que vêm jogar ao Porto Santo possam viajar”, refere o administrador da SAD, destacando os benefícios desta possível ligação para a economia da Ilha. A referência ao Porto prende-se com o facto de, a se concretizar a subida do Portosantense, a equipa vir a jogar no campeonato do norte do país.    

Sede do Porto-Santense vai ser colocada à venda para pagar dívidas

A sede do Clube Desportivo Portosantense, localizada no centro da Vila Baleira, vai ser colocada à venda, no âmbito do processo de insolvência da instituição. A decisão foi tomada na assembleia de credores realizada esta tarde, no Juízo de Comércio do Funchal, na qual a juíza decretou a liquidação do património.

A posição agora ocupada pelo Portosantente ganha ainda mais relevo atendendo ao histórico recente da equipa, com resultados negativos, e do próprio clube, cuja sede, há pouco mais de seis meses, chegou a ser colocada à venda para pagar as dívidas, no âmbito do processo de insolvência da instituição por causa de dívidas.

Pese embora os bons resultados conseguidos nos jogos até agora disputados, para a segunda volta do campeonato regional que ainda falta jogar Fernando Jorge Machado promete uma equipa com a mesma garra, com “o mesmo empenho” e com “o mesmo profissionalismo”. “Até agora nada está ganho”, reconhece, e diz não haver margens para distrações, apesar dos cinco pontos que separam o Portosantense do segundo classificado.