5 Sentidos

Peça 'Os qu'emigraRAM' regressa ao 'Baltazar Dias'

None

A peça de teatro 'Os que'emigraRAM' regressa ao palco do Teatro Municipal Baltazar Dias, entre os dias 10 e 12 de Fevereiro, uma coprodução da Câmara Municipal do Funchal e da DGARTES.

Com o objectivo de retratar os testemunhos daqueles que ficaram com os postos no m(ar), é proposta uma viagem pelo "íntimo das veredas e caminhos desta terra fértil, tentando perceber o que dela brota. Dizem os lugares-comuns que os que emigraram levaram consigo todas as ilusões, deixaram vidas suspensas, quartos vazios de memórias cheias, acomodaram os afectos ao formato das bagagens, desenharam rugas nos rostos que ficaram, também nos que abalaram, correndo para longe na senda de motivos para regressar. Que território se constrói, quando toda a identidade se encontra em trânsito? Que território se define numa região ultraperiférica? Que território é este, de sonho para quem o escolhe, mas tão sem ilusões para… Os qu’emigraRAM".

A peça é uma ideia de Ricardo Brito, em criação com João Paiva, José Gregório Rojas e Sara Cíntia. Já no que diz respeito ao espectáculo, este é uma produção da Oficina de Ideias das Terras do Oeste, conta com a cenografia de Fátima Spínola, figurinos de Cristiana Nunes, a composição musical de Mário Faria, grafismo de Sérgio Brito, apoio ao movimento por Juliana Andrade, desenho e operação de luz por Zacarias Gomes, sonoplastia por Ricardo Brito, interpretação por João Paiva, José Gregório Rojas e Sara Cíntia, a produção executiva por Alice Libório e direcção artística por Ricardo Brito.

'Os qu'emigraRAM' estreou no 'Baltazar Dias' na época da pandemia e circulou por vários concelhos da região e por Coimbra, terminando o ciclo no dia 10 de Fevereiro, às 10 e às 15 horas (sessões escolares), dia 11 às 21 horas e dia 12 às 18 horas para o público em geral, com Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição.

Os bilhetes para esta peça podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Municipal Baltazar Dias ou online, na Ticketline, com o custo de 7 euros para o público geral e 3 euros para as sessões escolares.