Turismo Madeira

Porto do Funchal cresce 312% em número de passageiros no primeiro mês de 2023

Dados divulgados à TSF pela presidente do Conselho de Administração da APRAM, Paula Cabaço

Foto Hélder Santos/ASPRESS
Foto Hélder Santos/ASPRESS

121.778 pessoas, entre passageiros e tripulantes, desembarcaram no Molhe da Pontinha ao longo deste mês de Janeiro.

O Porto do Funchal cresceu 312% em relação ao número de passageiros desembarcados neste mês de Janeiro em comparação com igual período de 2022. Os números foram avançados à TSF-Madeira pela presidente do Conselho de Administração da APRAM, Paula Cabaço, que faz um balanço "muito positivo" aos primeiros 31 dias de 2023.

Recebemos 35 escalas de navios de cruzeiros, mais seis escalas do que tivemos no ano passado, que foram 29 escalas, e o mais impressionante é, sem dúvida, o número de passageiros que estão associados a estas 35 escalas e que são quase 88.500 - para ser mais rigorosa 88.475 - que corresponde a um aumento de 312% em relação ao ano de 2022. Paula Cabaço

Conforme recordou Paula Cabaço, o Porto do Funchal cresceu em escalas em relação ao ano passado, mas "muito importante é o número de passageiros, que mais do que triplicou" em relação a Janeiro de 2022. Além disso, e com o sector praticamente refeito das restrições pandémicas, a ocupação média dos navios de cruzeiros que visitaram a Madeira neste mês rondou os 87%, portanto, taxas de ocupação "muito elevadas e muito acima daquilo que tínhamos no início do ano passado".

Se juntarmos a estes 88.475 passageiros, que passaram pelo Funchal neste primeiro mês do ano, os 33.303 tripulantes - outro número que valida a franca recuperação do sector - chegamos à soma de 121.778 pessoas desembarcadas no Molhe da Pontinha.

Paula Cabaço aproveitou ainda a ocasião para estabelecer algumas comparações com o mês de Janeiro de 2019, período pré-pandémico, e confirmar que olha para 2023 como "o ano da plena recuperação da indústria".

Neste momento, se compararmos com o ano antes da pandemia, neste Janeiro de 2023 não só temos mais escalas - em 2019 tivemos 32 e este ano tivemos 35 - mas também tivemos mais passageiros em relação a 2019 num crescimento de 27%. Portanto, é com esperança que olhamos para este ano de 2023. Sempre olhamos para este ano como o ano da plena recuperação da indústria. Paula Cabaço

Ampliação do Porto do Funchal está "mal estudada"

António Trindade, Ricardo Vieira e Miguel de Sousa falaram sobre o assunto colocado em cima da mesa por Leonel de Freitas

Quanto a este primeiro trimestre estão previstas, ao todo, 90 escalas no Porto do Funchal. Números muito idênticos aos do ano passado, mas com natural expectativa por parte de Paula Cabaço relativamente ao número de passageiros, esperando que se mantenha "idêntico" ao que se verificou em Janeiro.

O Porto do Funchal que encerra esta terça-feira o corrente mês com a escala do Mein Schiff 4.