Madeira

Escolas da Ribeira Brava ‘Em Marcha, pela PAZ’

None

O Dia Escolar da Não Violência e da Paz foi assinalado numa grande Marcha pela PAZ e no Time out (1 minuto de reflexão e intenção pela Paz).  Este evento decorreu nos dois edifícios da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, envolvendo cerca de 90 participantes na Ribeira Brava e de 400 participantes no Edifício do Campanário.

Neste espaço decorreu ainda um segundo momento, com uma coreografia em que todos foram intervenientes: Alunos, professores, funcionários, encarregados de educação, entidades e convidados.

Acreditando que a educação tem o dom de curar e transformar, de ser instrumento de PAZ, estiveram presentes várias entidades. Toda a comunidade educativa do edifício do Campanário esteve envolvida, à qual se uniram também as crianças do 1º ciclo (Corujeira e Campanário), com cerca de 70 participantes.

“Unidos ao Living Peace International que é um programa de educação para a paz para professores, educadores, crianças e adolescentes de todos os níveis de ensino e para grupos de jovens, apelou-se à adesão de todos a este compromisso. Em 10 anos de existência, mais de mil escolas e grupos estão envolvidos no projeto e as suas iniciativas nos cinco continentes abrangem mais de um milhão de crianças e jovens”, refere nota enviada à imprensa.

A metodologia do Living Peace International assenta em dois pilares: o jogo do dado da paz e o Time Out, 1 minuto de silêncio pela paz, unindo-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que pretendem um mundo mais inclusivo, pacífico, justo e sustentável.