5 Sentidos

Ribeira Brava e Vidigueira homenageiam Francisco Correia de Herédia

None

Os Municípios da Ribeira Brava e da Vidigueira assinaram ontem uma declaração de intenção de celebração de Protocolo de Geminação para a realização de iniciativas conjuntas, com destaque para o filme sobre o Visconde da Ribeira Brava, Francisco Correia de Herédia.

O projeto cinematográfico junta ambos os municípios para uma “justa homenagem” a um “homem visionário que muito fez pelo desenvolvimento político da Madeira e do país”, referiu o presidente da Câmara da Ribeira Brava.

Ricardo Nascimento considera que “a história não pode deixar passar um homem destes, cuja grande influência que teve nos concelhos da Ribeira Brava e da Vidigueira é digna de uma homenagem diferente”.

“Estamos hoje no salão nobre do município, outrora salão de festas do Visconde, para homenagear um homem que teve uma grande importância na nossa história e que deu o litro para elevar a terra que o viu nascer a concelho”, destacou o autarca.

Os elogios ao trabalho do visconde continuaram pela voz de Rui Raposo, presidente da Câmara Municipal da Vidigueira. “Foi o nosso primeiro presidente de câmara, uma personalidade ímpar no concelho, deixou uma marca muito forte e não é falado muitas vezes, daí que a nossa intenção seja trazer à memória das pessoas quem foi o visconde da Ribeira Brava e que importância teve para nós e para os outros”, salientou.

As gravações do filme começam no mês de fevereiro em Lisboa e na Vidigueira e terminam em março na Ribeira Brava.  

O projeto conta com o apoio da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Madeira Film Commission e será produzido pela Episódio Proeza Filmes, com realização de José Abrantes e direção de fotografia de João Santos.