Madeira

Governo Regional tem projectos para intervir na ribeira e foz da Ribeira Brava

Ribeira da Tabua reestruturada após 20 de Fevereiro com obras de 9,8 milhões

None

Pedro Fino indica que “a mitigação e prevenção de riscos naturais é um eixo prioritário do novo quadro comunitário e interessa agora ter vários projectos para apresentar e para fazer estes trabalhos”. Na Ribeira Brava, há um projecto para executar uma bacia de retenção na zona da Ameixeira, havendo ainda indicação por parte do Governo Regional para realizar uma intervenção na foz da Ribeira Brava.

O secretário da Saúde visitou as obras concretizadas pelo Governo Regional na Ribeira da Tabua, acompanhado por Pedro Fino, secretário de Equipamentos e Infraestruturas. Tratou-se de uma obra realizada em plena pandemia, para corrigir problemas que haviam sido detectados devido ao 20 de Fevereiro, com um custo de 9,8 milhões de euros.

Para Pedro Ramos, esta obra trouxe mais segurança para a população, bastante afectada pelas grandes enxurradas. Para os próximos tempos estão previstas mais visitas de trabalho a várias obras, nomeadamente em ribeiras, afectadas pelo 20 de Fevereiro.

“Esta obra foi financiada pelo quadro comunitário Madeira 14-20”, explicou Pedro Fino, acrescentando que já foram esgotadas as verbas da Lei de Meios para este tipo de intervenções.

O governante com a pasta dos Equipamentos e Infraestrutura indica que estão a ser levadas a cabo várias obras deste género no Funchal, nomeadamente na Ribeira Grande de Santo António e na Casa Branca. Além disso, está a ser finalizada uma intervenção no Curral das Freiras.

O secretário avançou ainda que, em Fevereiro, será lançado um concurso para efectuar os travessões na bacia hidrográfica da Ribeira Brava para que perca carga até à foz.

Durante o ano transacto foram realizadas 57 intervenções na conservação e manutenção da rede hidrográfica, através da Direcção de Serviços de Hidráulica Fluvial. Foram mobilizadas cerca