Madeira

Governo vai canalizar apoios de Bruxelas aos apicultores da Madeira

Promessa do secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Humberto Vasconcelos, por ocasião da abertura da 7.ª Mostra do Mel e da Poncha, na Serra de Água

Foto Hélder Santos/ASPRESS
Foto Hélder Santos/ASPRESS

Desde 2017 que o número de colmeias triplicou no arquipélago e fruto desse manifesto interesse a Região já produz, anualmente, qualquer coisa como 109 mil quilos de mel.

No próximo quadro comunitário 'Portugal 2030' serão introduzidos apoios directos aos apicultores. A promessa partiu do secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Humberto Vasconcelos, por ocasião da abertura da 7.ª Mostra da Poncha e do Mel, que decorre este fim-de-semana na freguesia da Serra de Água, no concelho da Ribeira Brava.

O governante não só falou em "apoios directos à manutenção da apicultura" e "das colmeias", mas também em ajuda aos investimentos, justificando esta repentina canalização de verbas para a apicultura com o facto de, em outros anos, Bruxelas não ter enviado apoios para o sector.

É bom porque realmente a Comissão percebeu as especificidades da Madeira e vamos introduzir esses apoios importantes para os apicultores. Este concelho tem um conjunto de bons apicultores, de pessoas que adoram trabalhar o mel e é tão bom termos o mel da Madeira certificado, um mel de qualidade. É mais uma ajuda que vamos dar para todos vós, para aqueles que se dedicam à apicultura. Humberto Vasconcelos

O negócio das abelhas ganhou asas nos últimos anos, na Madeira. Desde 2017 que o número de colmeias triplicou no arquipélago e fruto desse manifesto interesse a Região já produz, anualmente, qualquer coisa como 109 mil quilos de mel.

Em termos de apoios, a secretaria realiza visitas técnicas aos apicultores e só em 2021 foi cedido medicamento contra a varroose a 157 apicultores, no valor de 17.826 euros.

Na ocasião, e como este é um evento organizado pela Casa do Povo da Serra de Água, Humberto Vasconcelos também destacou o facto de estas instituições realizarem "um trabalho excelente por toda a Região" de "pessoas voluntárias que se dedicam" à causa.

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Ricardo Nascimento, confidenciou que já tinha saudades desta festa. 

Estamos a voltar à normalidade e isso é bom. É bom termos eventos e este, de forma descentralizada e com um objectivo além do divertimento: a divulgação do mel e da poncha da Serra de Água. Quero congratular a Casa do Povo, na pessoa da sua presidente, pela festa que organizou e por ser possível mais este evento no nosso concelho. Ricardo Nascimento

O autarca aproveitou ainda o momento para agradecer a união de esforços - entre a Secretaria, Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Paróquia, Casa do Povo e restantes empresas privadas - para que se proporcione "este fim-de-semana de festa que é o último de Janeiro e que volta a estar no calendário".