Madeira

Artur Baptista defende uma justiça acessível a todos os cidadãos

“O papel do advogado não pode ser substituído”, disse o presidente do Conselho Regional da Ordem dos Advogados

Artur Baptista, presidente do Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Advogados
Artur Baptista, presidente do Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Advogados, Foto Hélder Santos / ASPRESS

O recém-empossado presidente do Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Advogados, Artur Baptista, assumiu esta sexta-feira, 27 de Janeiro, que almeja uma justiça acessível a todos os cidadãos.

Na sua explanação, perante uma plateia cheia no auditório da Universidade da Madeira, no Colégio dos Jesuítas, o advogado afirmou que “todos têm direito a sua defesa” e que “cabe ao advogado defender todos os oprimidos, os perseguidos e os fracos”.

A justiça é um pilar da sociedade e como tal deve ser acessível a todos os cidadãos. Artur Baptista

“Uma sociedade justa não exclui, pune quando tem de punir, mas inclui e reintegra quando é necessário fazê-lo”, disse acrescentando que o papel do advogado “não pode ser substituído”.

Num discurso de mais de 20 minutos, Artur Baptista prometeu cooperação “para uma melhor justiça”, propondo, para tal, a redução para a taxa mínima do IVA nas consultas e serviços jurídicos de forma a que todos os cidadãos possam usufruir dos mesmos.

O presidente do Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Advogados, que representa 445 advogados e cerca de 50 advogados estagiários, afirmou que, apesar da menor representatividade quando comparado com outros conselhos do País, os advogados da Madeira querem “ser tratados por igual”.