Madeira

Madeira entre as regiões da Europa mais afectadas pela migração dos jovens

None

Sara Cerdas esteve, esta manhã, reunida com a direcção da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, em São Martinho, no âmbito da 10.ª Edição do Roteiro Geração Madeira, sob o tema '2023 - Ano Europeu das Competências'.

O Ano Europeu das Competências arrancará com mais e melhor orientação do investimento em oportunidades de formação, mas também de requalificação. A Madeira precisa de focar na activação de mais pessoas para o mercado de trabalho, para responder à actual escassez de mão de obra em alguns sectores. De acordo com uma comunicação lançada pela Comissão Europeia esta semana,  a Madeira está entre as regiões da Europa mais afectadas pela migração dos jovens Sara Cerdas, eurodeputada do PS

A eurodeputada do PS acrescenta ainda que na região, segundo os últimos Indicadores de Educação, “17,5% dos jovens entre os 16-34 anos não estavam empregados, nem a estudar ou em formação, a nível nacional 10,7%” e que “é preciso reverter esta tendência”.

"Precisamos garantir, por exemplo, oferta virada para empregos azuis e empregos verdes, para esbater este problema nos jovens e aumentar a atractividade do mercado", vincou

A Comissão lançou esta semana a primeira iniciativa-chave que contribui para o Ano Europeu das Competências, a comunicação intitulada 'Rentabilizar os talentos existentes nas regiões da Europa' que apresenta o mecanismo para promover os talentos. Nesta Comunicação, existem dois grupos de regiões mais afectadas: primeiro, regiões que estão em declínio rápido da população em idade de trabalho e um segundo grupo, também em risco, das regiões afectadas pela emigração dos jovens - 36 regiões estão nesta categoria e representam 13% da população da Europa. A Madeira está incluída neste segundo grupo.

Todos os anos a Comissão Europeia escolhe um tema específico para estimular o debate e o diálogo nos Estados-Membros, que resulta em várias acções e financiamento de iniciativas.

Este ano, o tema são as competências. A UE pretende que, a partir de 2030, pelo menos 60% de todos os adultos participem anualmente em acções de formação e que, em 2030, em toda a UE, a taxa de emprego chegue aos 78% e que as competências básicas digitais aos 80% nos adultos.

O Roteiro Geração Madeira é uma iniciativa de Sara Cerdas para ouvir as preocupações e receber no terreno os contributos da população madeirense e aprofundar um trabalho de proximidade entre as instituições europeias e a RAM. Na ocasião, também marcou presença o Presidente do PS-Madeira. Sérgio Gonçalves, e os deputados da Assembleia Legislativa da Madeira, Rui Caetano, Mafalda Gonçalves e Pedro Calaça Vieira.