Fact Check Madeira

Os reforços contratados por João Luís foram afastados pela direcção de Rui Fontes?

Em Setembro, Rui Fontes deixou fortes críticas à SAD liderada por João Luís, revelando que o momento conturbado que o clube atravessava se tratava de "falta de planeamento" na contratação de jogadores

Desde que Rui Fontes assumiu a SAD maritimista, em Outubro, não afastou todos os jogadores contratados pelo anterior líder. Porém, a poucos dias do fecho da janela do mercado de Inverno, 5 dos 11 jogadores contratados no início de época já não se encontram na equipa ou têm o futuro por decidir
None

No actual mercado de transferências de Janeiro, o emblema verde-rubro já adquiriu sete novos jogadores

O verniz entre Rui Fontes e João Luís estalou, em finais de Agosto de 2022, logo após a humilhante derrota, por 5-0, sofrida em casa do Braga. Um resultado que levou o presidente do clube, Rui Fontes, a perder a paciência com administração da sociedade anónima desportiva (SAD) liderada por João Luís, que geria o futebol profissional verde-rubro. Fontes anunciou então que ia tomar medidas drásticas “quer queiram, quer não”.

Dias mais tarde, em entrevista à RTP-Madeira, Rui Fontes voltou a deixar fortes críticas à SAD comandada por João Luís, revelando que o momento conturbado que o clube atravessava se trava de "falta de planeamento" na contratação de jogadores.

Passou-se o mês de Maio e chegámos em Junho, início da preparação da equipa, e eu falei com o João Luís e voltei a dizer: "Vamos para pré-época sem aquisições nenhumas?". Depois lá vieram as aquisições, mas não há justificações para não terem existido mais cedo. O planeamento podia já ter sido feito no mês de Junho, a equipa não precisava de estar neste momento nesta situação. Nós estamos a atravessar esta situação porque demoramos naquilo que fizemos. O Marítimo vai ter uma boa equipa mas é daqui a dois meses e daqui a dois meses pode estar numa situação muito mais complicada. Portanto, o que está a passar foi falta de planeamento Rui Fontes

Nessa altura, o então líder da SAD maritimista, João Luís, tinha contratado 11 reforços: o guarda-redes Trmal, o defesa Gonçalo Cardoso, os médios Rafael Brito, João Afonso, Lucho Vega, , Joel Soñora e os atacantes Zarzana, Catamo, Chucho Ramirez, Pablo Moreno e Percy Liza.

Jogadores Posição Valor de Mercado Jogos realizados
Matous Trmal Guarda-redes 1 milhão euros 8
Gonçalo Cardoso Defesa-central 300 mil euros 1
Rafael Brito Médio 700 mil euros 12
João Afonso Médio 400 mil euros 16
Lucho Vega Médio 300 mil euros 9
Joel Soñora Médio 700 mil euros 6
Antonio Zarzana Extremo 300 mil euros 6
Geny Catamo Extremo 800 mil euros 1
Chucho Ramirez Ponta de lança 700 mil euros 15
Pablo Moreno  Ponta de lança 1 milhão euros 11
Percy Liza Ponta de lança 450 mil euros 10

Agora vários meses volvidos desde o clima de crispação entre os dois dirigentes, Rui Fontes é único "dono e senhor" do futebol verde-rubro e é possível verificar que 5 dos 11 reforços adquiridos no início da presente temporada já foram afastados do plantel principal.

Ora vejamos. O primeiro de todos a "arrumar as malas" foi o atacante norte-americano Joel Soñora, que a 17 de Dezembro, rescindiu contrato com formação madeirense.

Por sua vez, a 12 de Janeiro, o médio-defensivo Lucho Vega, que somou 9 partidas com a camisola insular, foi cedido pelo Marítimo ao Sporting Clube da Covilhã até final da temporada.

No dia seguinte, foi a vez de o clube insular interromper, prematuramente, o contrato de empréstimo de Zarzana, que estava cedido pelo Sevilha, acabando por o jogador espanhol rumar para o seu país, onde irá alinhar até ao final da temporada no Numância.

Mas, apesar de até ao momento, se ter confirmado oficialmente a saída de apenas três atletas, o que é certo é que outros dois jogadores que ainda permanecem no clube, o guarda-redes Matous Trmal e o defesa-central Gonçalo Cardoso, encontram-se com o futuro incerto, sendo que o mais provável é mesmo que acabem por rumar para outras paragens.