Madeira

"Aumento da instabilidade e precariedade laborais são fruto de gravosas medidas legislativas"

PCP quer medidas para garantir a estabilidade laboral aos jovens madeirenses

None
Foto PCP

O PCP iniciou, hoje na Região, uma campanha de contacto com os trabalhadores intitulada ‘Mais Força aos Trabalhadores'.

O partido explica que o objectivo passa por identificar e denunciar os problemas com que a classe trabalhadora se depara no seu dia-a-dia e apresentar soluções para garantir a valorização do trabalho e dos trabalhadores.

"O aumento da instabilidade e precariedade laborais são fruto de gravosas medidas legislativas, aprovadas nos últimos anos, medidas essas que contribuíram de forma evidente para desregular as relações de trabalho e aumentar a exploração e consequente aumento da pobreza e exclusão social", afirmou o dirigente do PCP, Duarte Martins, hoje, junto às instalações do Call-Center da ALTICE.

A precariedade laboral atinge principalmente os jovens, é factor de instabilidade laboral social e até mesmo familiar. Em média um trabalhador com vínculo precário aufere salários inferiores em 30 % que um trabalhador com vínculo efectivo. A precariedade laboral é, assim, a principal causa de desemprego na nossa Região.  Um exemplo claro desta realidade é o que se passa no Call-Center da ALTICE onde a grande maioria dos cerca de 500 trabalhadores, são jovens e continuam a ter um vínculo precário. Duarte Martins, PCP

O PCP lembra que, segundo os dados estatísticos mais recentes, a precariedade afecta mais de 19.800 trabalhadores da Região Autónoma da Madeira. "Se a estes números juntarmos os falsos recibos verdes, verificamos que mais de 20% dos madeirenses e porto-santenses que têm trabalho encontram-se numa situação de instabilidade laboral", sublinhou o dirigente do partido, lembrando ainda que "a principal causa do aumento do desemprego é o fim de contratos não permanentes, ou seja, vínculos laborais precários, que, por exemplo, no mês de Novembro de 2022 representaram 36% do total dos novos inscritos no Instituto de Emprego da Madeira".

Duarte Martins referiu que "29,6% dos desempregados na nossa Região são trabalhadores com idade entre os 18 anos e os 34 anos", sublinhando "o facto de a precariedade atingir principalmente os jovens trabalhadores e pelo facto de a precariedade laboral ser uma antecâmara do desemprego".

Perante esta realidade, o PCP diz que "é necessário tomar medidas para inverter o rumo de precarização do mundo do trabalho" e, por isso, "continuará a lutar para que a precariedade laboral deixe de existir e para que a cada posto de trabalho permanente corresponda a um vínculo efectivo de trabalho, em particular na juventude Madeirense e Porto-santense".

A iniciativa ‘Mais Força aos Trabalhadores' decorre no âmbito da preparação do XI Congresso Regional do PCP, que se realiza a 25 e 26 de Fevereiro.