Mundo

Chris Hipkins deverá suceder a Jacinda Ardem como primeiro-ministro da Nova Zelândia

None
Foto Ben McKay / EPA

O deputado trabalhista neozelandês Chris Hipkins é o nome apontado para substituir a demissionária Jacinda Ardem no cargo de primeiro-ministro da Nova Zelândia, notícia a BBC.

Chris Hipkins, que é o único candidato à liderança do partido, desempenha atualmente o cargo de Ministro da Administração Interna, Educação e Serviços Públicos.

Foi eleito pela primeira vez para o parlamento em 2008 e nomeado Ministro com a pasta do covid-19 em novembro de 2020.

O tempo que Chris Hipkins irá ocupar no cargo de primeiro-ministro ainda é incerto, uma vez que a Nova Zelândia irá às urnas em outubro.

Jacinda Ardern anunciou na quinta-feira a sua renúncia ao cargo de chefe de governo, convocando eleições para 14 de outubro.

O anúncio foi feito em conferência de imprensa, detalhando que ficará no cargo até ao próximo dia 07 de fevereiro, enquanto o seu partido -- Partido Trabalhista -- encontra uma nova pessoa para ocupar o seu lugar, segundo o jornal NZ Herald.

"Dei tudo de mim para ser primeira-ministra, mas isso também exigiu muito de mim", disse.

A primeira-ministra demissionária tinha sido eleita para liderar o país com apenas 37 anos, após a surpreendente renúncia do líder de centro-direita John Key, tornando-se a primeira-ministra mais jovem da Nova Zelândia desde 1856 e um símbolo do progressismo, com vincadas ideias de esquerda.

Depois de conseguir um segundo mandato, graças à vitória esmagadora do Partido Trabalhista nas eleições legislativas de 2020, Ardern teve uma queda de popularidade nos últimos anos, atribuída a várias causas: deterioração da situação económica, declínio da confiança no seu Governo, ressurgimento da oposição conservadora.

Nos últimos meses, a primeira-ministra não conseguia já esconder a irritação com a oposição aguerrida da direita e começaram a fazer-se notar os sinais de desgaste político.

Nascida em 1980, em Hamilton, a sul de Auckland, Jacinda Ardern diz que foi a pobreza a que assistiu no interior da Ilha do Norte que ajudou a moldar as suas crenças de esquerda.