Casos do dia

Marinha socorre alemão vítima de AVC ao largo de Porto Santo

Foto DR/Marinha
Foto DR/Marinha

A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordenou uma operação de busca e salvamento, que terminou ontem, de um homem que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), quando se encontrava a bordo do navio de passageiros 'Mein Schiff 3' com pavilhão de Malta, a navegar a 130 milhas, o equivalente a cerca de 240 quilómetros, a nordeste da ilha de Porto Santo.

​​O alerta foi recebido no MRCC Lisboa na noite de terça-feira, pelas 22h48, através de uma chamada telefónica efetuada pelo navio, durante a qual reportou que um passageiro de 92 anos, de nacionalidade alemã, teria sofrido um Acidente Vascular Cerebral e que se encontrava estável.

De imediato, foi informado o Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU-MAR), que após avaliação  determinou a necessidade de resgate do passageiro. Em colaboração com o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo de Lisboa (RCC Lisboa), da Força Aérea Portuguesa, foi empenhado o helicóptero EH-101, o qual viria a realizar o resgate médico do cidadão alemão. A aeronave aterrou no Funchal pelas 03h15, de ontem, quarta-feira, tendo o paciente sido encaminhado para unidade hospitalar.

​Até ontem, primeiros 11 dias do ano, os Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo da Marinha já coordenaram 20 ações de busca e salvamento, das quais resultaram 30 pessoas salvas.

Mais Casos

A carregar...

Não existe mais conteúdo

Carregar mais notícias

Erro ao carregar mais conteúdo