5 Sentidos

Conservatório lança 3.ª edição do Concurso Internacional de Vídeo FUNFEST

As duas dições anteriores do concurso receberam 1.000 candidaturas oriundas de mais de 70 países

None

O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, promove a terceira edição do Concurso Internacional de Vídeo FUNFEST, destinado a estudantes com residência em Portugal, bem como a estudantes de escolas de outras nacionalidades, que frequentem o ensino secundário – ou profissional de grau equivalente – e o ensino superior.

As inscrições para o Concurso podem ser realizadas de forma gratuita através de formulários próprios disponíveis no site oficial do Conservatório e os vídeos concluídos deverão ser remetidos para a organização até aos dias 15 e 31 de Março, consoante a origem das candidaturas. Os resultados serão divulgados a 26 de Maio com a exibição dos vídeos finalistas e entrega de prémios.

Nas duas edições anteriores do concurso foram recebidas e avaliadas perto de 1.000 candidaturas, oriundas de mais de 70 países.

Os participantes deverão apresentar vídeos subordinados ao tema ‘emocionARTE’, levando-os a reflectir sobre reconhecer, expressar e gerir emoções, construir relações, estabelecer objectivos e dar resposta a necessidades pessoais e sociais através do cinema. Cada um dos vídeos a concurso será avaliado quanto à sua adequação aos objectivos do concurso, à eficácia da mensagem transmitida, à originalidade e criatividade e à qualidade estética e técnica, por um júri especializado seleccionado pela organização. 

Co-organizado pelos Núcleos de Gestão de Bibliotecas e de Produção Audiovisual da Direcção de Serviços de Investigação, Comunicação, Edições e Formação, o concurso pretende potenciar a aquisição de competências multifacetadas subjacentes à produção audiovisual, designadamente literárias, históricas, culturais, musicais, cénicas e linguísticas, promovendo a literacia da leitura, da informação, a digital e até a dos media, numa perspectiva entre pares, de jovens para jovens.

O Concurso Internacional de Vídeo FunFest conta com a parceria do programa EDUCAmedia, da Divisão das Tecnologias e Ambientes Inovadores de Aprendizagem da Direção Regional de Educação, e com o apoio da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço.