Desporto

Maratona do Funchal junta 1.904 atletas de 51 países

None Ver Galeria

A oitava edição da Maratona do Funchal vai levar para a estrada, no próximo domingo, dia 22, 1.904 atletas, oriundos de 51 países. 

Do total de participantes, 1.402 vêm de fora da Região. 

O evento congrega várias provas:  Maratona, que junta 585 atletas, dos quais  249 integram o Europeu de Masters, Meia Maratona (744) e Mini Maratona (575).

A prova organizada pela Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira (AARAM) foi apresentada esta tarde no salão nobre da Câmara Municipal do Funchal (CMF).

Após as críticas feitas no ano passado pela autarquia, reclamando do 'fecho' prolongado das estradas e por ter sido confrontada, praticamente, em cima do acontecimento, sem tempo para planeamento e preparação, este ano a organização foi feita com mais diálogo e cooperação, entre várias entidades: AARAM, CMF, PSP e Horários do Funchal.

O vereador Bruno Pereira apresentou, na ocasião, o plano de segurança com as alternativas ao trânsito e o presidente da autarquia,  Pedro Calado, realçou o "trabalho feito com meses de antecedência, para planear este evento grandioso".

O autarca aplaudiu o trabalho conjunto da organização,  que incluiu informação junto das unidades hoteleiras, informação às pessoas, "criando condições para que a prova seja positiva".

"Vai haver constrangimentos no trânsito, sim, mas a alternativa seria não fazer e isso era mais prejudicial para a economia da Região", referiu Pedro Calado, presidente da CMF

"Este evento traz mais valias com a presença de muitos forasteiros, que vêm a expensas próprias e trazem a família,  ficando em alguns casos duas semanas na ilha. É um evento que traz retorno económico para a Região", disse o presidente da AARAM, Egídio Olim.

Aqui ficam os constrangimentos de trânsito durante a realização da prova: