Madeira

Associação de Estudantes de Machico preocupada com condições de acesso ao ensino superior

None

A Associação de Estudantes da Escola Básica e Secundária de Machico e a Comissão de Finalistas da instituição, reuniram os estudantes do ensino secundário na última semana para analisar o acesso ao ensino superior por parte dos madeirenses, numa altura em que o contingente de acesso ao ensino superior para os estudantes das regiões autónomas estava em risco de ser reduzido de 3,5% para 2%. 

Açores e Madeira não terão redução do contingente no ensino superior "neste momento", assegura Ministra

A ministra do Ensino Superior, Elvira Fortunato, disse hoje que não é o momento para reduzir o contingente de acesso às universidades do continente para os alunos das regiões autónomas, mas admitiu que a medida foi equacionada.

Em nota emitida, André Barreto, presidente da Associação expressa a sua preocupação relativamente à "limitação do acesso de jovens madeirenses ao ensino superior, numa clara afronta a conquistas alcançadas e cuja alteração não encontra razão em qualquer fundamentação cuidada, que possa justificá-la". Hoje, a Ministra da Educação já garantiu que o contingente não será reduzido, pelo menos, "neste momento". 

O líder estudantil manifestou-se preocupado também com o "aprofundar das condições da ultraperiferia da Região" e ainda com o "retrocesso do processo de crescimento do número de alunos madeirenses com acesso ao ensino superior verificado nos últimos anos".

“Ainda bem que a senhora Ministra meteu ordem na casa”

Presidente do Governo agradado com o esclarecimento da Ministra do Ensino Superior