Madeira

“Redução do contingente das regiões autónomas ao Ensino Superior é inaceitável”, diz o PEV

None

O Partido Ecologista Os Verdes e o Colectivo Regional da Madeira “repudiam veementemente a intenção do Governo de reduzir o contingente de acesso ao Ensino Superior das Regiões Autónomas, previsto no quadro do novo regime de acesso ao ensino superior”.

Esclarecem ainda, em nota de imprensa, que a redução do contingente cria mais uma barreira de acesso ao ensino superior para quem, só pela distância, já tem maiores dificuldades em ingressar nesse nível de ensino. Esta barreira afetará sobretudo os alunos com mais dificuldades económicas e sociais, tendo em consideração que dependem exclusivamente do acesso ao ensino superior público.

“O desenvolvimento da Região também será afectado, uma vez que esta situação irá reduzir as oportunidades de elevar a formação e o conhecimento de um maior número de jovens cidadãos, não havendo retorno da mesma”.

Os Verdes consideram ainda inadmissível o facto de ser através da comunicação social (Entrevista da Ministra Elvira Fortunato ao Jornal Público) que o Governo dá a conhecer estas intenções, sem que tenha havido previamente qualquer abordagem com os representantes das regiões autónomas e dos estudantes.

“Aliás esta forma de governar à margem dos órgãos representativos é notória com a recusa do PS em deixar a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior ir à Assembleia da República esclarecer esta questão”, concluem.