Madeira

Rubina Leal apela ao "respeito pelo princípio da transparência" na gestão municipal

Foto DR/ALRAM
Foto DR/ALRAM

A Vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Rubina Leal, marcou presença ontem na Sessão Solene do Dia da Freguesia de Santa Cruz, que coincide com o dia de Santo Amaro, padroeiro da localidade, momento que aproveitou para defender o "respeito pelo princípio da transparência" na gestão autárquica.

Na sua intervenção Rubina Leal, começou por congratular a freguesia de Santa Cruz e todos os santacruzenses. De seguida, enfatizou o importante papel que os autarcas desempenham na resolução dos problemas das populações que os elegeram.

A Vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira ressalvou que a ação de qualquer autarca deve-se pautar por um compromisso claro e inequívoco para com os cidadãos que representam, bem como ser pró-activos e encontrar novas formas e instrumentos para resolver os problemas que afligem os seus eleitores.

Rubina Leal afirmou também que o sucesso da governação de uma autarquia é medido pela obra realizada em prol da população, a qual deve ser concretizada através das fontes de receita decorrentes da aplicação do quadro legislativo em vigor, num claro respeito pelo princípio da transparência. 

Nesta senda, lançou o repto de  que a atuação dos eleitos para as juntas de freguesia e câmaras municipais deve observar os princípios da legalidade, estando sempre dentro dos limites da lei. Este é, na opinião de Rubina Leal, um dos pilares que tem que nortear aqueles que desempenham cargos públicos. Só assim, sublinha se pode garantir a confiança dos cidadãos nos decisores políticos.

Rubina Leal concluiu a sua intervenção reforçando a ideia de que o aumento da receita deverá ter sempre como efeito direto o aumento do investimento. A procura de mais receita, quando se gere uma autarquia, só poderá ser entendida como um meio, um veículo, de mais respostas locais, de um incremento de obra realizada.