Madeira

Mais uma 'final' para o Marítimo em Vizela

Tome nota da agenda deste sábado, 14 de Janeiro de 2023

Foto Hélder Santos/ASPRESS
Foto Hélder Santos/ASPRESS

O Marítimo joga hoje em Vizela uma nova cartada decisiva na luta pela permanência na I Liga. O jogo está marcado para as 15h30, com transmissão na Sport TV 1, e marca a agenda desportiva deste sábado.

Vizela e Marítimo defrontaram-se apenas por duas vezes na I Liga, ambas na época passada, com uma vitória da equipa madeirense e um empate. No jogo realizado entre as duas equipas em Vizela, na época passada, registou-se um empate a um golo, o que permitiu a garantia da manutenção dos vizelenses.

No lançamento da partida referente à 16.ª jornada do campeonato, José Gomes admitiu que teve de chamar à terra os jogadores que venceram o Sporting na última ronda e vincou que o triunfo diante dos 'leões' pertence ao passado.

Em Vizela, o Marítimo deverá apresentar-se com algumas alterações no 'onze' que alinhou na primeira vitória caseira da temporada. Chucho Ramírez deve ser lançado a titular por troca com Percy Liza.

Os médios Val e René Santos, reforços de Inverno, também são opções válidas para o técnico José Gomes.

Marítimo "chamado à terra" e totalmente focado na visita a Vizela

O treinador do Marítimo disse hoje que "chamou à terra" os jogadores que venceram o Sporting na última ronda da I Liga de futebol, adiantando que os 'leões' pertencem ao passado e que o foco está no Vizela.

Ao adversário, José Gomes reconhece "um futebol muito atrativo e bem ligado", qualidades que sobraram do trabalho de Álvaro Pacheco, treinador que deixou os vizelenses no final de Novembro, embora, na opinião do treinador do Marítimo, Tulipa trouxe "mais consistência e robustez defensiva" ao Vizela.

Esperamos um Vizela que tem um registo nos últimos anos de um futebol extraordinário e positivo, com uma procura constante pelo golo. A esse futebol foi acrescentado equilíbrio defensivo. José Gomes

E foi precisamente Tulipa que lançou ontem o embate frente ao Marítimo. Mais tranquilo, no 12.º lugar, o 'timoneiro' vizelense alertou que o desafio vai "ser uma luta até ao fim", perante um adversário que teve "um aporte de qualidade" desde a chegada de José Gomes.

Treinador do Vizela quer ser "mais forte" e "competente" do que o Marítimo

O treinador Tulipa afirmou hoje que o Vizela deve ser "mais forte" e "competente" do que o Marítimo, equipa que considera em crescendo, para regressar aos triunfos na I Liga portuguesa de futebol, em partida da 16.ª jornada.

Tulipa que reencontra o Marítimo, onde foi jogador do clube em 1998/99, regressando mais tarde para orientar os Sub-23, na época passada.

Na passagem pela Madeira como médio ofensivo alinhou por 28 ocasiões com a camisola dos insulares e apontou três golos. Enquanto treinador na Liga Revelação acabou a temporada em 4.º lugar e levou a sua equipa até às meias-finais da Taça.

O Vizela perdeu dois dos três últimos jogos e nos cinco últimos só ganhou um. Já o Marítimo não perde há dois jogos e só perdeu um dos sete últimos desafios. Nas quatro últimas deslocações, os verde-rubros só perderam por uma vez, bem perto de onde vão jogar hoje (Guimarães).

Outros acontecimentos que marcam a agenda

Pelas 10 horas tem início no MUDAS, na Calheta, uma visita temática para famílias intitulada 'A breve visão de Santo Amaro'. O varrer dos armários que tem também actividades dedicadas às famílias na Torre do Capitão.

Já em Santa Cruz o dia fica marcado pela procissão em honra de Santo Amaro, agendada para as 20 horas.

Tributo a António Variações levou milhares a Santa Cruz

O segundo dia alusivo às festividades de Santo Amaro, em Santa Cruz, conta com uma grande adesão por parte de madeirenses e alguns turistas, que não perderam de vista a actuação da banda de tributo a António Variações. Um evento que, de resto, “promete” até domingo para Filipe Sousa, não só pela componente profana, mas também religiosa.

Programa Santo Amaro - Santa Cruz
16h30 - Grande Prémio de Santo Amaro (Caniço)
16h30 - Família madeirense (estátua viva)
19h00 - Grupo de Folclore do Rochão
20h00 - Procissão da Capela de Santo Amaro até à Igreja Matriz
22h00 - Banda Municipal de Santa Cruz
22h00 - Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santa Cruz
23h00 - Pedro e Diogo Garcia
00h00 - Espectáculo pirotécnico
00h30 - DJ Sil
04h00 - Encerramento

Já na Costa Norte prossegue a festa de Santo Antão, mais concretamente na freguesia do Seixal.

Pelo meio-dia terá lugar a tradicional girândola de fogo, um momento sempre marcante nos arraiais madeirenses, estando a animação vespertina por conta da banda de Nossa Senhora do Arco de São Jorge, instituição com quase 90 anos de vida.

Pelas 20 horas decorrerá na Igreja Paroquial a habitual eucaristia e a festa só pára às 4 horas da manhã com muita música e animação nas diversas barracas de comes e bebes. Destaque para a actuação do grupo Amigos da Música.

Sendo assim, o panelo deste ano está agendado para o dia 22 de Janeiro no Chão da Ribeira. Será “mais cedo” do que o habitual, porque a festa de Santo Antão, padroeiro do Seixal, também foi antecipada.

O panelo realiza-se habitualmente no domingo seguinte a estes festejos religiosos, mas por uma questão de conflito de calendário, o pároco - que é o mesmo de São Vicente - viu-se obrigado a tomar a decisão, uma vez que a festa em honra do padroeiro ‘vizinho’ realiza-se, precisamente, no próximo fim-de-semana.

O pároco é o mesmo e não pode celebrar São Vicente e Santo Antão no mesmo fim-de-semana, por isso teve de antecipar (…) há gente aborrecida, sobretudo alguns emigrantes que já tinham marcado a viagem. Xavier Castro, presidente da Junta de Freguesia do Seixal

Ainda pela manhã, às 11 horas, Miguel Albuquerque visita as obras de consolidação da talude do Colmeal, no Curral das Freiras.

A obra, orçada em 3,5 milhões de euros insere-se no âmbito das várias empreitadas de prevenção e mitigação do risco de derrocadas em escarpas sobranceiras às estradas regionais. Há cerca de um ano o presidente do Governo Regional visitou, precisamente, esta obra.

De volta ao desporto, o Pavilhão do Funchal volta a acolher o Madeira SAD a partir das 18 horas. A partida é a contar para os oitavos-de-final da EHF European Cup em andebol feminino.

No jogo da primeira mão diante da formação suíça do LK Jug Handball - que jogou como equipa visitada - as madeirenses venceram por 21-28

Madeira SAD entra a vencer nos ‘oitavos’ da European Cup

Foi com casa cheia, no pavilhão do Funchal, que o Madeira Andebol SAD começou da melhor forma a ronda dos oitavos-de-final da EHF European Cup em andebol feminino.

Em termos de propostas musicais, e à mesma hora do andebol, há concerto com o Quinteto de solistas da Orquestra Clássica da Madeira na Capela da Fundação Princesa Dona Maria Amélia.

Mais tarde, pelas 21 horas, será tempo de escutar o Grupo Coral do Arco da Calheta, que comemora no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira o seu 36.º aniversário. José Manuel Rodrigues estará presente.

O que já aconteceu a 14 de Janeiro?

1834 - Entra em vigor o primeiro Código Comercial Português.

1872 - É fundada a Associação Fraternidade Operária, promovida por José Fontana, com apoio de Antero de Quental.

1898 - Morre Lewis Carroll, pseudónimo de Charles Lutwedge Dodgon, matemático, escritor, autor de 'Alice no País das Maravilhas'. Tinha 65 anos.

1914 - Entra em funcionamento a primeira linha de montagem de automóveis Ford, com o modelo Ford T.

1943 - II Guerra Mundial. Conferência de Casablanca entre o Presidente dos EUA, Franklin D. Roosevelt, e o primeiro-ministro britânico, Winston Churchill.

1964 - Guerra Colonial. Começa a operação Tridente, na Guiné-Bissau.

1969 - Incêndio a bordo do maior navio de guerra do mundo, o porta-aviões norte-americano Enterprise, causa a morte de 25 pessoas.

1972 - Guerra Colonial. A PIDE prende os padres Joaquim Teles de Sampaio e Fernando Marques Mendes, por terem denunciado o massacre de civis na localidade moçambicana de Mucumbura.

1975 - Manifestações do PCP e da Intersindical pela unidade sindical. Comício do PS contrário à existência de uma só central sindical.

1981 - O general António Ramalho Eanes inicia o segundo mandato como Presidente da República.

1986 - Morre, com 64 anos, a atriz norte-americana Donna Reed.

1988 - Um agente da Coreia do Norte confessa ter colocado uma bomba no avião sul-coreano que se despenhara a 29 de Novembro.

1989 - Começa o VIII Congresso do Partido Socialista, com dois concorrentes ao lugar de secretário-geral: Jorge Sampaio e Jaime Gama.

1992 - Entra em vigor a proibição da contratação de menores de 15 anos, em Portugal.

1994 - Os presidentes dos EUA, da Rússia e da Ucrânia assinam, em Moscovo, o acordo para a eliminação do arsenal nuclear ucraniano.

1996 - Jorge Sampaio é eleito Presidente da República Portuguesa, com 53,83% dos votos.

2001 - Jorge Sampaio é reeleito Presidente da República, com 55,8% dos votos.

2004 - A Comissão Europeia aprova a diretiva para o mercado único no setor dos serviços.

2009 - O primeiro-ministro, José Sócrates, anuncia na Assembleia da República a criação do primeiro banco público de células de cordão umbilical, que em Portugal apenas tem sido explorado por duas empresas privadas.

2015 - A Al-Qaida no Iémen reivindica, num vídeo divulgado 'online', o atentado terrorista de 7 de Janeiro, em que morreram 12 pessoas na redação do semanário satírico francês Charlie Hebdo, em Paris.

2015 - Cristiano Ronaldo é eleito o melhor jogador do século da Federação Portuguesa de Futebol, na Gala Quinas de Ouro, no Casino de Estoril, dois dias depois de receber a sua terceira Bola de Ouro.

2016 - A Organização Mundial de Saúde anuncia oficialmente o fim da epidemia de Ébola na África Ocidental, após ter terminado o período de transmissão da doença na Libéria.

2017 - A atleta Inês Henriques estabelece o recorde do mundo de 50 quilómetros marcha, ao cumprir a distância em 4:08.25 horas, em Porto de Mós, Leiria.

2022 - A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) multa a Câmara de Lisboa em 1,2 milhões de euros no processo relativo ao tratamento de dados pessoais de promotores em manifestações, entregues à embaixada da Rússia em Lisboa. A CNPD tinha já anunciado em Julho de 2021 - quando a autarquia era ainda liderada pelo socialista Fernando Medina - a identificação de 225 contraordenações nas comunicações feitas pelo município no âmbito de manifestações, comícios ou desfiles.

A música é a linguagem universal da humanidade. Henry W. Longfellow, poeta norte-americano