Madeira

SESARAM recebe primeiro Internato em Residência Farmacêutica

None

O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) iniciou hoje, dia 2 de Janeiro de 2023, pela primeira vez, o internato em Residência Farmacêutica.

Foram três os farmacêuticos que iniciaram o internato para a atribuição das especialidades, dois dos quais ficaram colocados na área de Farmácia Hospitalar e um na área de Análises Clínicas.

Esta é a primeira Residência Farmacêutica quer a nível regional, quer a nível nacional, após ter sido instituída a Carreira Farmacêutica em 2017.

Martinha Garcia, coordenadora do Núcleo Farmacêutico do SESARAM, sublinhou o "investimento do Governo Regional", no sentido de formar profissionais de saúde "altamente diferenciados.”

“No futuro darão o maior contributo possível para que os doentes e os utentes da Região possam usufruir, de cada vez melhores e mais inovadores cuidados de saúde, além de um serviço mais sustentável”, enfatizou.

Por seu turno, o director do Serviço de Patologia do SESARAM, Nuno Canhoto, salientou que “o ano de 2023 começa com o alargamento da capacidade formativa do Serviço de Patologia Clínica do SESARAM, EPERAM, ao integrar a sua primeira Farmacêutica Residente da área de Análises Clínicas.”

“Trata-se de um programa formativo demorado e exigente, que ao fim de 4 anos irá contribuir para a renovação geracional do quadro de farmacêuticos existente no serviço, aumentando a sua capacidade de trabalho”, referiu o especialista citado em nota de imprensa.

A Residência Farmacêutica corresponde a um período de quatro anos e está destinada a farmacêuticos detentores do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas e com carteira profissional, concedida pela Ordem dos Farmacêuticos.

"O objectivo é prestar formação teórica e prática, no sentido de capacitar os profissionais de saúde, para o exercício autónomo e tecnicamente diferenciado, no exercício profissional", explica a autoridade regional de saúde em comunicado.