Mundo

Pelo menos dez mortos e oito feridos em explosão no aeroporto de Cabul

None

Uma explosão no aeroporto de Cabul provocou, pelo menos, dez mortos e oito feridos, num ataque cuja autoria ainda não foi reivindicada, afirmou hoje fonte do governo provisório dos talibãs.

Um porta-voz do Ministério do Interior afegão, Abdul Nafi Tekor, afirmou, ao início da manhã, que a explosão teria ocorrido no exterior de uma casa de guarda na zona militar do aeroporto de Cabul, na altura, sem avançar com números de feridos ou mortos.

Até ao momento, não há reivindicação do ataque, embora explosões semelhantes tenham sido levadas a cabo pelo Estado Islâmico (EI) Khorasan, ramo afegão do grupo terrorista, que considera os talibãs traidores da ortodoxia da 'sharia' (lei islâmica).

O Estado Islâmico (EI) Khorasan surge como a principal ameaça à estabilidade do país, embora os talibãs insistam em negar que a organização armada constitua um desafio à segurança.

Em resposta a vários ataques por parte deste grupo terrorista, os talibãs conduziram operações em várias partes do país numa tentativa de desmantelar o EI Khorasan.

Os talibãs governam o Afeganistão desde que assumiram o controlo de Cabul, em 15 de agosto de 2021.