País

Portugal capta 46,2 milhões de euros de fundos europeus para investigação em saúde

None

Portugal captou, de 2021 até agosto deste ano, 46,2 milhões de euros em fundos europeus para projetos de investigação na área da saúde, foi hoje anunciado.

Segundo a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), que divulgou hoje os dados numa nota, o financiamento angariado "corresponde a 2,96% do total do financiamento europeu disponível para projetos colaborativos na área da saúde e superaram já a meta de 2% estabelecida pelo Governo".

Ao todo, entre 2021 e agosto de 2022, foram financiados 61 projetos de investigação e desenvolvimento, sete dos quais coordenados por entidades portuguesas.

O maior volume de financiamento foi atribuído a institutos de investigação (49%), seguindo-se instituições do ensino superior (22%).

A maioria do financiamento captado (94%) destinou-se ao "cluster saúde" e o restante à "missão cancro", ambos do programa comunitário de apoio à investigação e inovação, Horizonte Europa.

A AICIB visa "promover, coordenar e apoiar as atividades nas áreas da investigação clínica e de translação e inovação biomédica".