Madeira

Apenas 29 dos 7.000 clientes da Águas e Resíduos da Madeira aderiram à tarifa social

None
foto arquivo: GRM

Num universo de 7.000 clientes da Águas e Resíduos da Madeira (ARM) apenas 29 aderiram à tarifa social para os serviços de água, saneamento e resíduos disponibilizada pela empresa, informou hoje o Governo Regional.

"Em Agosto apenas tinham aderido 29 famílias, num universo de 7.000", disse a secretária do Ambiente e Alterações Climáticas, Susana Prada, numa sessão de esclarecimento dessa tarifa social.

A governante destacou que o concelho de Câmara de Lobos, contíguo a oeste do Funchal, é o município "cujo número potencial de elegíveis são 3.000, quase metade do universo" dos clientes da ARM.

Esta tarifa social representa um desconto de 20% nos três serviços prestados pela ARM, devendo apenas as pessoas levar uma factura e fazerem prova da sua situação num dos balcões da empresa.

A responsável explicou que, "a partir de 1 de Agosto, a ARM passou a disponibilizar uma tarifa social para os serviços de água, saneamento e resíduos, indo além daquilo que a legislação nacional recomenda".

Susana Prada realçou que, "na Madeira, apenas a ARM [empresa que actua em cinco dos 11 municípios da Madeira: Ribeira Brava, Câmara de Lobos, Santana, Machico e Porto Santo] é que disponibiliza a tarifa social para estes três serviços, as outras e em Portugal Continental apenas disponibilizam para água e saneamento básico".

Esta tarifa "destina-se a famílias com menores rendimentos" e "são elegíveis 7.000 clientes que só têm que fazer prova de que se enquadram nos critérios de acesso à tarifa social", apontou a responsável.

Susana Prada destacou que, "além desta tarifa social para clientes da ARM, há apoio à tarifa do regadio agrícola", assumindo o Governo Regional "84% do custo da água".

"Os agricultores desde há muitos anos que apenas assumem 16% da tarifa da água de regadio", vincou, complementando que "todos os anos, o Governo Regional contribui com 3,1 ME para apoiar os agricultores e assumir a grande parte dos custos da água de rega".