Madeira

Madeira tem dado passos significativos no desenvolvimento social, afirma presidente da ALM

None

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira disse hoje que “a Madeira tem dado passos significativos no desenvolvimento social, não só no apoio às crianças como aos idosos”. José Manuel Rodrigues falava no encerramento do projeto “Férias Divertidas”, da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal (ADCF) – Garouta do Calhau.

O Presidente do Parlamento madeirense aproveitou este encontro para agradecer o trabalho da associação, personificado em Nini Andrade Silva, a fundadora da instituição. Elogiou “o percurso, o esforço, e o mérito” da designer madeirense, “um exemplo para os mais jovens”, vincou.

José Manuel Rodrigues enalteceu o apoio que tem sido dado pela associação, ao longo dos seus 20 anos de existência, “aos mais jovens, aos mais frágeis e aos mais idosos, para a construção de uma sociedade melhor”.

Ricardo Silva, presidente da associação, começou por referir que há 20 anos, quando o projeto das “Férias Divertidas” começou, “o grande objetivo era tirar crianças da rua. Essas crianças não existem mais na Madeira, a Madeira está de parabéns”, referiu. O dirigente da Garouta do Calhau afiançou que “quem trabalha na área social tem feito um bom trabalho”, admitindo, no entanto, a existência de crianças com problemas, para quem deve ser canalizada toda a ajuda.

Este ano cerca de 300 crianças participaram no projeto “Férias Divertidas”. “Cada criança custa 175 euros, por mês”, explicou Ricardo Silva, aclarando que a despesa é totalmente coberta pela venda de rifas.

Helena Leal, vereadora da câmara do Funchal, destacou o papel do trabalho social e das parceiras entre a autarquia e as diferentes instituições “para que as crianças estejam cada vez mais ativas na nossa sociedade”. “Estaremos sempre disponíveis e de portas abertas a todos aqueles que se quiserem juntar a nós, para melhorar a qualidade de vida das nossas famílias e das nossas crianças”, rematou.

A Secretária Regional da Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, “agradeceu o trabalho desenvolvido da ADCF Garouta do Calhau. “Têm feito um trabalho diferenciado nos 5 centros de convívio que gerem e nas “Férias Divertidas””, frisou.

A governante garantiu ainda a continuidade dos apoios do executivo madeirense para os projetos que ajudem a promover a cidadania e a solidariedade social.