Madeira

Madeirense cria mundo virtual inspirado na Madeira

‘Madalia’ é descrito como “o primeiro verdadeiro projecto de metaverse”

Candy Flores criou o mundo virtual 'Madalia' 
Candy Flores criou o mundo virtual 'Madalia' , Foto Rui Silva / ASPRESS

Projecto estará disponível ao público no próximo mês

A madeirense Candy Flores apresentou esta quarta-feira, 28 de Setembro, o projecto tecnológico ‘Madalia’ no Immerse Global Summit - Europe.

Inspirado na Madeira, o projecto de realidade ampliada é descrito como o "gémeo-digital" da Região, ou seja, é uma réplica virtual do mundo físico, realizada a partir dos dados topográficos da Direcção Regional do Orçamento e Tesouro (DROT).

'Madalia' estará disponível numa plataforma web e poderá ser acessada através dos vários dispositivos digitais: telemóvel, computador, consolas, etc. Os utilizadores poderão explorar, interagir, jogar e até comprar (algumas zonas) do território.

'Madalia' é um mundo virtual, é uma réplica da ilha da Madeira, feita à escala. Todo o mundo virtual baseia-se no mundo físico, nós tivemos acesso a dados topográficos, que permitiram fazer todo o relevo e clima da Madeira.  Candy Flores

Candy Flores, natural do Funchal, revela que o projecto começou a ser pensado em Novembro do ano passado e desenvolvido a partir de Janeiro deste ano por uma equipa de 10 profissionais, num investimento de cerca de meio milhão de euros. Madalia estará disponível ao público em Novembro de 2022 através de uma plataforma web.

Queremos que este seja o primeiro mundo virtual a sério, com regulamentação, com legislação. A nossa primeira preocupação foi estabelecer parcerias estratégicas para que este seja um projecto para os próximos 30 anos e não para os próximos meses.  Candy Flores