Turismo Madeira

Turismo da Madeira empenhado em "minimizar os impactos" da inflação

Perspectivas até Dezembro "são boas", mas o Governo Regional quer antecipar e atenuar as possíveis consequências da inflação em Janeiro e Fevereiro

Dia Mundial do Turismo assinalado com actividades de interacção com visitantes na Praça do Povo
Dia Mundial do Turismo assinalado com actividades de interacção com visitantes na Praça do Povo, Foto MP

O Governo Regional da Madeira está a trabalhar no sentido de minimizar os possíveis impactos da inflação no sector do turismo, indicou esta terça-feira, 27 de Setembro, Dia Mundial do Turismo, o secretário regional de Turismo, Eduardo Jesus. Apesar de a Região estar a "bater recordes" no turismo e as perspectivas até Dezembro serem "boas", o executivo madeirense está a antecipar o cenário do início do próximo ano, com as possíveis consequências da guerra na Ucrânia e da inflação.

Nós não nos deixamos deslumbrar pelo facto de estar tudo a correr bem e pelo facto de o turismo ter tido uma recuperação fantástica. É óptimo para o sector, mas não é suficiente. Interessa-nos agora minimizar os impactos que possam vir das ameaças que são agora conhecidas, estamos a monitorizar cada uma das situações dos mercados de origem para que as decisões da promoção sejam mais acertadas. Aquilo que nós queremos é encontrar alternativas à procura que não puder ser satisfeita devido à quebra de rendimento das famílias. Eduardo Jesus, secretário regional do Turismo e Cultura

Até Dezembro deste ano as perspectivas são positivas, a Madeira tem crescido em número de lugares nacionais e internacionais, o que se traduz em mais pessoas a viajar para a Região. Nesse sentido, Eduardo Jesus espera que o número de pessoas a entrar na Madeira este ano supere os valores de 2019, ano em que foram contabilizadas 1,6 milhões de entradas. 

Eduardo Jesus destacou a importância do sector para a economia regional, lembrando que o "turismo representa cerca de 26%, mais de mil milhões de euros, do Produto Interno Bruto da Madeira".

O governante falava aos jornalistas na Praça do Povo, onde a Associação de Promoção da Madeira está a promover actividades de interacção com os turistas; "Queremos utilizar este dia para comunicar a boa forma que a Madeira tem de acolher as pessoas".

Na baixa da cidade do Funchal, os visitantes são convidados a registar o momento numa câmara fotográfica que revela instantaneamente a imagem, descrever a Madeira em uma palavra e colocar a fotografia no logótipo da Madeira para assinalar o Dia Mundial do Turismo.