Desporto

Funchal recebe 8.ª edição do Golden Age Gym Festival

Estão inscritos mais de 1.600 participantes, oriundos de 18 países europeus

 Golden Age Gym Festival 2020
 Golden Age Gym Festival 2020

De 2 a 7 de Outubro, o Funchal vai receber pela primeira vez, aquela que vai ser a 8.ª edição do Golden Age Gym Festival (GAGF), festival europeu de ginástica para maiores de 50 anos, que se realizada de dois em dois anos, atribuído à Federação de Ginástica de Portugal pela European Gymnastics.

A apresentação do evento tem lugar no próximo dia 22 de Setembro, pelas 12 horas no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal. 

Realizado em parceria com o Município do Funchal e com a Associação de Ginástica da Madeira, o GAGF é um festival de ginástica não competitiva, no qual estão inscritos mais de 1.600 participantes, oriundos de 18 países europeus. As anteriores edições do GAGF decorreram nas seguintes cidades: Maspalomas (2008), Portimão (2010), Montecatini (2012), Toulouse (2014), Portoroz (2016), Pesaro (2018) e Rethymno (2020).

O evento conta com dois embaixadores, João Rodrigues, windsurfista madeirense, antigo velejador olímpico com presença em 7 jogos entre 1992 e 2016, e Filipa Martins, a melhor ginasta portuguesa de sempre com a conquista de várias medalhas na Taça do Mundo de ginástica artística, uma medalha de bronze nas Universíadas 2015 (Coreia do Sul) duas participações olímpicas e várias participações de relevo em campeonatos europeus. 

Programa

Durante a semana do GAGF, o Funchal será palco de inúmeras apresentações gímnicas, desfiles, workshops desportivos e, sobretudo, da animação trazida pelas classes de ginástica participantes. Dentro das actividades, destacam-se como pontos altos do programa, a cerimónia de abertura com o desfile de todas as delegações pelas ruas do Funchal assim como a cerimónia de encerramento. A cerimónia de abertura terá lugar no dia 2 de Outubro pelas 18h00 no Parque de Santa Catarina e este momento terá como temática a Festa da Flor, como ex-líbris da imagem da Madeira.

Os workshops estão divididos conforme os públicos-alvo; os abertos são destinados a toda a população em geral e dentro dos exemplos possíveis, destaque para o Yoga, Aerodance, Pilates, Zumba Gold, Salsa, Danças Tradicionais, Tai-Chi, Artes Marciais entre outros. Já os workshops fechados são destinados às federações participantes e contam com um vasto leque de diferentes tipos de exercícios de ginástica como coreografias especiais, ginástica sénior, jogos tradicionais, actividades aquáticas, acrobática para todos e aeróbica. Estas actividades decorrerão na Praça do Município e no Parque de Santa Catarina, local onde também decorrerá a cerimónia de encerramento e onde estará sediado o village do evento.