5 Sentidos

Exposição 'A Lubliana de Plečnik' para ver na Assembleia Legislativa da Madeira

None

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, inaugurou, esta manhã, na Assembleia Legislativa da Madeira, a exposição 'A Lubliana de Plečnik', organizada pelo Consulado da Eslovénia no Funchal, pela Secção Regional da Madeira da Ordem dos Arquictetos em colaboração com a embaixadora da República da Eslovénia na República Portuguesa, Blažka Kepic, pelo Museu de Arquitectura e Design de Liubliana, pelo Leitorado de Língua e Cultura Eslovenas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pelo Centro Cultural Luso-Esloveno.

A exposição tem por objectivo dar a conhecer a obra intercultural Jože Plečnik, o arquitecto esloveno que teve grande impacto na arquitectura moderna de Lubliana, capital da Eslovénia. A obra do arquitecto Jože Plečnik, foi inscrita pela UNESCO na lista do Património Mundial da Humanidade.

Blažka Kepic, Embaixadora da República da Eslovénia em Portugal (não residente) esteve presente esta manhã no parlamento madeirense para a inauguração da exposição, onde reiterou que “2022 é ano de celebrar Plecnik, comemorando, desta forma, os 150 anos do nascimento e a valorização das suas criações, que não se limitaram a um momento determinado no tempo e no espaço”.

“A postura única de Plecnik de reinterpretação do património arquitetónico e o seu simbolismo extremamente rico, incluem elementos de uma arquitetura intemporal”, referiu a diplomata. “Para assegurar um reconhecimento Internacional da obra deste arquiteto, sobretudo a criação de espaços a uso público e com escala humana, os especialistas eslovenos, instituições e comunidades, sob a direcção do Ministério da Cultura, uniram esforços para a preparação da proposta para inscrição na Lista do Património Mundial da UNESCO”, explicou Blažka Kepic.

Já o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, salientou a honra de acolher a exposição de “um grande arquitecto esloveno que deixou a sua obra em diversas cidades europeias”. “Esta exposição insere-se num desígnio deste mandato parlamentar desta legislatura, que é precisamente fazer deste parlamento regional, um polo cultural, não só de valorização das atividades e dos artistas madeirenses e porto-santenses bem como um polo cultural trazendo o melhor da cultura europeia e mundial a este parlamento”, destacou.

O presidente do parlamento madeirense enalteceu o trabalho e emprenho que tem vindo a ser realizado pela Embaixada da Eslovénia, dando as boas vindas pelo novo cônsul da Eslovénia na Madeira, Maurício Marques, afirmando que” pode ser o princípio de um relacionamento mais intenso entre a RAM e a Eslovénia”. 

Antes da inauguração da exposição, o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira recebeu, em audiência de apresentação de cumprimentos, a Embaixadora da República da Eslovénia.

José Manuel Rodrigues e Blažka Kepic falaram da actual situação da União Europeia e da vontade de aprofundar o relacionamento entre os dois países, em especial na área do turismo e da cultura.