Madeira

Assembleia Legislativa adia abertura do ano parlamentar devido ao Luto Nacional

None

A Assembleia Legislativa da Madeira decidiu adiar a abertura do ano parlamentar, de terça para quarta-feira (dia 21), devido ao luto nacional pela morte da Rainha Isabel II. A decisão foi tomada pela Conferência dos Representantes dos Partidos e pela Comissão Permanente.

A IV Sessão Legislativa da XII Legislatura inicia-se na próxima quarta-feira, dia 21 de Setembro, com a presença do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

"Haverá Sessão Plenária e haverá Sessão Solene Comemorativa para assinalar o início da Sessão Legislativa, mas também para comemorar os 200 anos da Constituição de 1822, a primeira Constituição portuguesa e aquela que de alguma forma permitiu que a Madeira e os Açores tivessem representação parlamentar nas cortes", explicou o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira.

O parlamento madeirense antecipa, “em vários dias, o início desta sessão, que regimentalmente seria só a 1 de Outubro”, salientou José Manuel Rodrigues.

A Comissão Permanente e a Conferência dos Representantes dos Partidos, da Assembleia Legislativa da Madeira, decidiram, ainda, marcar 32 plenários até ao final deste ano.

Foi, também, analisada a participação da Assembleia Legislativa na reunião magna da Conferência das Assembleias Legislativas Regionais Europeias (CALRE), que acontece nos dias 5, 6 e 7 de Outubro em Oviedo.