Madeira

JPP com voto de pesar pela morte de António Ribeiro Marques da Silva

Foto Arquivo
Foto Arquivo

O partido JPP emitiu um voto de pesar pelo falecimento de António Ribeiro Marques da Silva, cuja morte ocorreu há cerca de duas semanas. O voto de pesar foi apresentado pelo Grupo Parlamentar do JPP, na ALRAM.

Replicamos o seu conteúdo na íntegra:

"Faleceu no dia 07 de setembro aos 90 anos o professor, António Ribeiro Marques da Silva, figura relevante da cultura e pedagogia madeirenses deixando, como acontece nestes casos, um vazio apenas amenizado pelo legado que nos deixou, seja através daquilo que publicou, pela cidadania ativa que soube promover, seja pela influência que deixou em gerações de alunos e amigos com quem conviveu nestas agora findas nove décadas de vida. O seu legado sobreviverá na memória de todos os que com ele privaram.

António Ribeiro Marques da Silva nasceu em 1922 na freguesia de São Jorge, concelho de São Vicente. Licenciou-se em 1959 e após concluído o estágio pedagógico, começou a sua atividade docente em Lisboa e mais tarde na Escola Industrial e Comercial do Funchal, atual Escola Secundária Francisco Franco onde além da atividade letiva foi orientador pedagógico e diretor da escola. Desempenhou mais tarde funções semelhantes na Escola Gonçalves Zarco.

O gosto pela pintura levou-o a inscrever-se no Curso Superior de Pintura pelo Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira, curso que concluiu em 1980. Foi Diretor Regional dos Assuntos Culturais entre 1980 e 1982. Da sua intensa atividade cultural, constam ainda diversas colaborações em vários órgãos de comunicação social, bem como revistas culturais de destaque.

Na área das Letras deixa um acervo significativo de obras próprias e traduzidas. Em 1994 publicou o livro “Apontamentos sobre o quotidiano madeirense, 1750-1900”, sendo que no ano de 2004 publicou conjuntamente com o irmão, o também professor Jorge Ribeiro Marques da Silva o livro “Aeroporto da Madeira – Intervenções Artísticas”. No âmbito das comemorações do Funchal 500 anos, publicou em 2008 um conjunto de notas traduzidas intitulado “Passaram pela Madeira”.

Foi ainda deputado pelo Partido Socialista à Assembleia da República na VI Legislatura da República Portuguesa, no mandato compreendido entre 1991 e 1995, onde conseguiu defender, além da sua terra, a educação e a cultura.

Independentemente do inegável contributo que deixou para a cultura e sociedade madeirense importa também destacar o carácter humanista de António Ribeiro Marques da Silva, a sua simpatia e afabilidade que lhe granjearam uma legião de amigos numa vida longa e repleta de realizações pessoais e de contributos para uma sociedade melhor.

Pelo exposto, a Assembleia Legislativa da Madeira no uso das suas atribuições regimentais aprova este voto de pesar pelo falecimento de António Ribeiro Marques da Silva, enaltecendo os seus contributos para a cultura madeirense e endereçando sentidos pêsames à família e amigos com quem conviveu."