Madeira

PS manifesta pesar pelo falecimento de António Ribeiro Marques da Silva

None

O Grupo Parlamentar do PS vai dar entrada, na Assembleia Legislativa da Madeira (ALM), uma nota de pesar pelo falecimento do professor António Ribeiro Marques da Silva.

Marques da Silva nasceu em 1932, em São Jorge, numa família de docentes. Licenciou-se em 1959, após cumprir o serviço militar com passagem por Goa.

Após concluído o estágio pedagógico, começou a dar aulas, inicialmente em Lisboa e mais tarde no Funchal, na Escola Industrial e Comercial, tendo desempenhado funções ainda como orientador pedagógico e director da escola, funções também desempenhadas, mais tarde, na Escola Gonçalves Zarco.

Em 1980, concluiu o curso superior de Pintura pelo Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira, tendo sido director regional dos Assuntos Culturais, entre 1980 e 1982.

Foi deputado à Assembleia da República pelo Partido Socialista, entre 1991 e 1995. Foi também colunista em vários órgãos de comunicação da Região, mantendo também colaborações com revistas culturais de destaque.

Distinguiu-se ainda na área das Letras, deixando um acervo significativo de obras próprias e traduzidas. Em 2004, publicou em conjunto com o professor Jorge Ribeiro Marques da Silva, seu irmão, o livro 'Aeroporto da Madeira – Intervenções Artísticas'. Mais tarde, em 2008, publicou um conjunto de notas traduzidas intitulado 'Passaram Pela Madeira', inserida nas comemorações do Funchal 500 Anos". PS.