A Guerra Mundo

Ocupação russa diz ter eliminado grupo armado em Kherson

None
Foto EPA

Autoridades russas de ocupação em Kherson, no sul da Ucrânia, avançam que um grupo armado foi eliminado em combates na noite de sábado no centro da cidade, que é alvo de uma contra-ofensiva ucraniana.

"No centro de Kherson, houve um confronto entre unidades do exército russo que patrulhavam as ruas da cidade e um grupo não identificado", disse hoje o governo de ocupação na rede social Telegram.

"Após uma breve luta, os atacantes foram eliminados", continuou a fonte, acrescentando que nenhum soldado russo e nenhum civil ficaram feridos.

Do lado ucraniano, a porta-voz do comando sul do Exército, Natalia Goumeniouk, denunciou uma "provocação", explicando, em declarações a um canal de televisão ucraniano, que o tiroteio e as explosões ocorridas sábado, em Kherson, "são uma provocação do ocupante".

"Avisamos que as provocações ocorreriam entre 17 e 20 de setembro. Elas visam manchar a imagem das forças armadas ucranianas", acrescentou.

Na Rússia, a imprensa publicou um vídeo mostrando dois veículos blindados cercados por soldados durante o incidente, numa avenida na área da estação ferroviária de Kherson.

Neste vídeo, um dos tanques abre fogo com a metralhadora, enquanto outros tiros são ouvidos.

Hoje, um responsável da ocupação russa, Kirill Stremoussov, assegurou que a situação estava "calma" em Kherson.

Desde o final de agosto, tropas ucranianas lideram uma grande ofensiva para retomar a região e a cidade de Kherson, a única capital regional do país, que caiu em mãos russas no início de março.