Madeira

Vídeo e fotos ilustram chegada da expedição às Selvagens, a 'jóia da coroa'

Cerca de 60 pessoas visitam hoje a Selvagem Grande na sequência da conferência ‘Ilhas Selvagens - Um catalisador para a Economia Azul Sustentável Nacional’, que decorreu ontem na cidade do Funchal.

6 em ponto, é hora de levantar. A experiência rumo à Selvagem Grande começa com o pequeno-almoço na câmara de oficiais da Fragata F333 Bartolomeu Dias. A tripulação dá continuidade à jornada de trabalho que começara às 21 horas.

A par do desembarque, o grande momento da manhã foi o voo de reconhecimento da Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, e do Chefe do Estado Maior da Armada, Henrique Gouveia e Melo a bordo do helicóptero Lynx MK 95A. O momento, devidamente coordenado pela Marinha, foi acompanhado pelos elementos da comunicação social.

A Fragata posicionou-se ao largo da Selvagem Grande, já depois das 10 horas, altura em que os 40 visitantes foram desembarcandos em quatro botes.

Segue-se a chegada ao planalto da comitiva a bordo do helicóptero da Força Aérea, composta pelo Presidente do Governo Regional da Região Autónoma da Madeira, Secretário de Estado do Mar e pela secretária regional do Ambiente e Alterações Climáticas e pelo enviado especial da ONU para os Oceanos, Peter Thomson.

Já na Selvagem Grande, haverá um passeio, um almoço típico madeirense e uma homenagem a Peter Thomson.

Conforme o DIÁRIO noticiou na edição impressa de hoje, a expedição à 'jóia da coroa', a maior área marinha protegida do Atlântico Norte, acontece na sequência da conferência ‘Ilhas Selvagens - Um catalisador para a Economia Azul Sustentável Nacional’, que decorreu ontem no Savoy Palace, na cidade do Funchal para assinalar os 50 anos da reserva.

Ao todo, cerca de 60 pessoas visitam hoje a Selvagem Grande.