Madeira

Selvagens são "das maiores plataformas do mundo" que permitem atrair instituições científicas

None

O presidente do Governo Regional (GR), Miguel Albuquerque, à margem do 'Seixal Summer Fest', referiu que a ida às ilhas Selvagens, na próxima semana, deve-se ao facto desta ser uma área com potencial de "monitorização, estudo e desenvolvimento" sobre o aquecimento global, poluição e preservação do mar.

Eu penso que as pessoas não têm noção da importância que foi a decisão da Região Autónoma da Madeira em constituir a maior reserva natural non-taken" Miguel Albuquerque.

A deslocação à reserva natural deve-se também pela presença do representante da ONU, Peter Thomson, na Região.

Nós neste momento temos esta área que eu acho fantástica e daí a relevância de Portugal, através da Madeira, estar a liderar nestas áreas de reserva non-taken. Miguel Albuquerque.

Evidenciou a importância em preservar as Selvagens, dizendo que "quer a Selvagem grande, quer a Selvagem pequena têm características únicas e singulares".

"Há um conjunto de espécies vegetais, animais que só existem naquelas ilhas e, neste momento, é muito importante, depois do trabalho que foi feito" preservar o local.

Albuquerque salientou que as Selvagens serão uma das maiores plataformas do mundo que vão permitir atrair um conjunto de instituições científicas para o estudo de todas as questões ligadas ao aquecimento global, à preservação dos oceanos, oxigenação, poluição. Tudo isto vai obrigar um conjunto de estudos de monitorização científicos exaustivos e isto vai fazer com que esta plataforma seja uma plataforma de convivência científica e promoção científica".

A viagem deve-se ao facto, também, do Funchal receber uma conferência dedicada às Ilhas Selvagens, na próxima semana. Um encontro que vai reunir diversas personalidades, disse Albuquerque: "Vem a ministra da Defesa, secretário de Estado", exemplificou.