Mundo

Transição da Coroa para príncipe Carlos vai durar dias

None
Foto AFP

A transição da coroa da Rainha Isabel II para o herdeiro, o príncipe Carlos, está planeada há décadas e inclui formalidades que vão durar dias, segundo planos publicados ao longo dos anos pela imprensa.

A Rainha Isabel II morreu hoje aos 96 anos no Castelo de Balmoral, na Escócia, foi anunciado através da rede social Twitter da família real.

Segundo os planos conhecidos, a "Operação Spring Tide" ["Mudança de Maré", na tradução em português] começa com a audiência da primeira-ministra, Liz Truss, em funções também há poucos dias, com o novo Rei, cujo título oficial ainda está por determinar.

Este pode ser Carlos III ou Jorge VII, pois os seus primeiros nomes são Carlos Filipe Artur Jorge [Charles Philip Arthur George].

O Rei fará então uma comunicação televisiva ao país.

A proclamação pelo Conselho de Ascensão deverá acontecer um dia mais tarde e a lida no Palácio de St James e na Bolsa de Valores [Royal Exchange], confirmando Carlos como Rei, o qual reunirá mais tarde com a primeira-ministra e o Governo.

Entretanto, o parlamento será convocado para emitir uma mensagem de condolências e os deputados prestarem homenagens na Câmara dos Comuns. Os trabalhos parlamentares serão depois suspensos por dez dias.

Três dias após a morte, o Rei Carlos iniciará uma viagem de vários dias pelo Reino Unido, com paragens na Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, antes de regressar a Londres para Funeral de Estado de Isabel II, previsto para 10 dias após a morte, planos que ainda estão por confirmar.

Não existe um calendário para uma cerimónia oficial de coroação, a qual poderá acontecer até um ano após a sua adesão.