Madeira

Câmara de Santa Cruz aumenta ecotaxa de um para dois euros

None

Na reunião da Câmara Municipal de Santa Cruz de hoje, foi  aprovado o pacote fiscal da autarquia que, entre outros impostos, mantém o IMI à taxa mínima e que estabelece também a continuidade do IMI familiar.

Filipe Sousa destaca o facto de esta estratégia fiscal marcar uma diferença clara com o que estava estipulado no PAEL assinado pelo PSD. "Uma estratégia que tratava por igual o que deve ser diferenciado e que colocava nos munícipes deste concelho a responsabilidade de pagar uma dívida que não foi criada por eles, mas sim por quem fez uma gestão ruinosa das finanças municipais até 2013".

O autarca disse que “se não tivesse existido mudança política em 2013, com a vitória do JPP, só de imposto de IMI , em apenas nove anos, a população teria pago perto de 30 milhões de euros, numa média de 3,2 milhões de euros por ano".

Na reunião de hoje foi ainda aprovado o aumento da Ecotaxa Turística de um para dois euros, a partir de Janeiro do próximo ano. 

Filipe Sousa defendeu ser indiscutível que desde a implementação da Ecotaxa Turística se verificaram melhorias decorrentes de investimentos camarários que valorizaram pontos de interesse turístico e melhoraram índices de qualidade ambiental.

"É nossa intenção continuar o investimento na reabilitação urbana e ambiental e a aposta na nossa oferta pública cultural e turística, pelo que importa atualizar os valores que sustentam o princípio daquela que é, para nós, uma justa repartição dos encargos públicos, sustentada na lógica de que estes sejam imputados aqueles que visitam e pernoitam no nosso concelho, na proporção em que do mesmo usufruem", vincou. 

O autarca revelou que deste 2016, data da implementação da taxa, o Município já arrecadou 238 mil euros, sendo que o melhor mês foi Maio deste ano, com uma receita de 63 mil euros.