Madeira

Plano Regional de Segurança do Doente envolverá sectores público e privado

Pedro Ramos não avança data para a implementação do plano que focará a segurança do doente em todas as instituições de saúde da Região

None
Foto Miguel Lira/SRS

A Madeira vai ter um Plano Regional de Segurança do Doente, que vai ter em atenção o plano que já existe a nível nacional e as recomendações da Organização Mundial de Saúde, no que concerne à segurança do doente. Este plano, que será adaptado às especificidades da Região, vai envolver os sectores público e privado.

Todos vão ter responsabilidade, para que o doente da Região sinta segurança em qualquer unidade a que recorra. Não vale a pena arranjar documentos bonitos e depois as instituições não estarem a cumprir. Pedro Ramos, secretário regional de Saúde e Protecção Civil

O secretário regional de Saúde e Protecção Civil, que falava, esta manhã, à margem do 3.º Congresso da Comissão de Gestão de Risco Global, lembrou que mais de 50% das unidades de cuidados de saúde primários e 12 serviços hospitalares da Região já estão acreditados pelo modelo de qualidade do DGS, o que mostra que já há preocupação com este tema.

O Plano Regional de Segurança do Doente vai ser implementado "quando estiver pronto", com Pedro Ramos a não arriscar datas. Para já, será criada uma task-force que vai envolver profissionais da área pública, da área privada e da área do social, “para que todos se sintam confortáveis com aquilo que vão ser as recomendações do Plano”, explica o governante.