Madeira

Cinco mil euros para as propostas premiadas na 3.ª edição do Banco de Ideias

None

Decorreu no fim da tarde de ontem, nos jardins do Ilhéu a Cerimónia de entrega de prémios do Banco de Ideias 2022, uma iniciativa da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, cujo objetivo passa pela promoção da participação juvenil na vida do Concelho. Foram 7 as propostas apresentadas sendo que as 2 premiadas serão concretizadas com a aplicação de 5000 euros do orçamento municipal.

O Banco de Ideias promovido pela Câmara Municipal vai na sua terceira edição e surgiu com o objetivo de fomentar a participação ativa dos jovens na vida cívica do concelho.

O desafio foi aceite por 6 jovens que apresentaram 7 propostas, que foram apreciadas por um júri tendo em conta a sua viabilidade e possibilidade de aplicação face aos constrangimentos provocados pela pandemia em curso.

Os 2 projetos vencedores serão realizados com o recurso a 5000 euros inscritos no orçamento municipal, 3 mil euros para o projeto vencedor e 2 mil euros para aplicar no segundo classificado.

O primeiro projeto premiado, “SOPE – Sistema de obtenção do primeiro emprego”, foi apresentado pela jovem Carla Freitas. 

O mesmo propõe a criação de uma base de dados de jovens à procura de emprego bem como a constituição de uma equipa para efeitos de seleção das candidaturas e estabelecimento de ligação entre os empresários do concelho e os jovens candidatos.

A ideia foi comtemplada pelo facto de se tratar de uma proposta claramente inclusiva, capaz de chegar a um maior número de munícipes possível, principalmente aos mais jovens, que enfrentam uma situação profissional temporária, e assim possibilitar que estes encontrem respostas que agilizem a sua plena integração e inclusão económica e social, contribuindo decisivamente para maiores níveis de coesão social.

O segundo projeto contemplado, “Estacionamentos para bicicletas”, foi apresentado, pela jovem Alice Alves Pita e propõe a instalação de parques de estacionamento próprios e seguro para bicicletas, atendendo à sustentabilidade daquele meio de transporte cada vez mais utilizado pelos turistas e munícipes. Foi uma das ideias comtempladas pelo facto de se tratar de uma proposta que fomenta um ambiente propício à saúde, ao bem-estar das pessoas, à melhoria qualidade de vida dos munícipes, ao desenvolvimento social autossustentado e ao correto ordenamento territorial urbano.

Mereceu ainda uma menção honrosa o projeto “APP CMCL”, idealizado também por Carla Freitas que sugere a criação de uma aplicação capaz de dar a conhecer os tempos de espera dos serviços de atendimento da Câmara Municipal através de um ticket virtual para que as pessoas posaam aguardar a sua vez sem necessidade de deslocação física às instalações dos diferentes serviços da Câmara Municipal.

Para a Vereadora da autarquia Sónia Pereira “à semelhança de anos anteriores, a pertinência e a  qualidade dos projetos apresentados não nos deixam dúvidas que temos garantida a massa crítica necessária para a continuidade do desenvolvimento do nosso Concelho.