Patrocinado EXTERMÍNIO - HIGIENE CONTROLE, LDA

Baratas - Um Pesadelo!

As baratas constituem uma das pragas mais significativas e desagradáveis que podemos encontrar em zonas urbanas e, algumas espécies, exploram ativamente condições favoráveis ao seu crescimento até mesmo dentro das nossas casas.

None Ver Galeria

As baratas detêm hábitos necrófagos, ou seja alimentam-se de cadáveres de insetos em decomposição, incluindo da própria espécie. Por este motivo, alertamos frequentemente para a necessidade de remover os insetos em decomposição ou mortos do chão da sua casa, dado que os mesmos atraem as baratas.

Para além disso, as baratas são mais do que apenas pragas incómodas - elas têm sido associadas à transmissão de doenças, detendo germes que são transferidos para os nossos alimentos e para outras superfícies comuns.

Em termos patogénicos associados às baratas, existem cerca de 33 tipos diferentes de bactérias, 6 tipos de vermes parasitas e pelo menos 7 outros agentes. Também a saliva, excrementos e corpos em decomposição de baratas contêm proteínas que provocam alergias e aumentam os sintomas da asma, especialmente em crianças.

Na Região Autónoma da Madeira, existem maioritariamente dois tipos de barata: a barata americana e a barata alemã.

A barata americana, também conhecida como a barata de esgoto, é a maior barata presente nas cidades, sendo comuns em cozinhas, indústrias, habitações e redes de esgotos. Estas baratas possuem hábitos alimentares diversos, mas têm preferência por nutrientes ricos em gordura, açúcar e amido. Curiosamente, também se alimentam de papel, excrementos e outros insetos. Esta barata é também conhecida por voar, apesar dos seus voos se restringirem a períodos reprodutivos e a alterações climáticas.

A barata alemã, conhecida também na Região por barata pequena, tem normalmente entre 10 a 15 mm de comprimento e é considerada a praga mais relevante entre as outras espécies de baratas, devido ao seu elevado potencial reprodutivo e resistência a determinados inseticidas. Além disso, elas têm a incrível capacidade de se esconder, uma vantagem do seu tamanho pequeno.

Estas pragas são atraídas principalmente por proteínas, açúcar, amido e gordura, mas podem alimentar-se até de sabão e cola.

Atente para as recomendações a seguir.

5 Maneiras de evitar uma infestação de baratas na sua habitação:

  1. Vede frechas e entradas em janelas e portas;
  2. Utilize proteções para ralos;
  3. Despeje o lixo diariamente ou mantenha-o fechado em recipientes adequados;
  4. Evite deixar restos de comida nas pias ou em locais acessíveis;
  5. Reduza a humidade, com uma ventilação natural constante ou até mesmo com aparelhos desumidificadores;

A Extermínio® – Higiene Controle, Lda. é constituída por profissionais credenciados no sector de Controlo de Pragas Urbanas e proporciona um aconselhamento e tratamento eficaz.

Contacte-nos e solicite a visita de um técnico às vossas instalações!

Com uma verificação presencial, identificamos o nível de infestação, zonas a tratar e qualquer recomendação a ter em consideração aquando do tratamento - Esta verificação não tem qualquer custo para si!

291 930 500

www.exterminio.pt

Viste a nossa página de Facebook e LinkedIn!

Grupo Extermínio – Continuamos juntos por um ambiente seguro e controlado desde 1990!