5 Sentidos

'O Homem que Olha o Mar' é o conto vencedor da 2.ª edição do Prémio Literário João Augusto d’Ornelas

None

'O Homem que Olha o Mar', da autoria de Gabriel Almeida Vilaça, de 18 anos, morador na cidade de Braga, é o conto vencedor da 2.ª edição do Prémio Literário João Augusto d’Ornelas, revela a Câmara Municipal de Câmara de Lobos através de uma nota de imprensa.

O júri, constituído por Francisco Fernandes, Lília Mata e Laura Moniz, referiu que o conto vencedor destaca-se pelo facto de o autor ter utilizado recursos narrativos que redundam num texto em que qualidade literária, coerência, coesão e originalidade se fundem de forma inequívoca numa escrita que revela sensibilidade, mestria e conhecimento profundo da realidade humana retratada. 

O painel de jurados deliberou ainda atribuir duas menções honrosas aos contos 'Cepa Velha', de Paulo Jorge Reis Mourão e 'A Mulher do Pelourinho', de Óscar Gomes Fernandes.

O vencedor receberá um valor monetário de 1500 euros, que será entregue durante uma sessão cultural pública, a realizar no Município de Câmara de Lobos, a anunciar brevemente. O trabalho vencedor, com o 1.º prémio, e as menções honrosas, serão editados em livro.

Ao júri foram entregues para apreciação 14 candidaturas.

O Prémio Literário João Augusto d’ Ornelas, promovido pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos, surgiu com o intuito de homenagear e divulgar o nome do ilustre João Augusto d`Ornelas, que nasceu, muito provavelmente, no Estreito de Câmara de Lobos, a 24 de Agosto de 1833, tendo falecido no Funchal a 11 de Julho de 1886. Além disso, visa ainda fomentar o gosto pela leitura e pela escrita; defender e valorizar a língua portuguesa; promover e incentivar a criação literária.​